Somente no Brasil são oito localidades na disputa pela entrada na lista das 7 Maravilhas do Mundo.
Por Viviane Petroli.

Com votação realizada através da Internet, pessoas do Mundo inteiro podem votar até o dia 31 de dezembro para classificar 77 Maravilhas que seguirão para uma nova etapa, em julho de 2009, de onde sairão 21 Maravilhas.
De acordo com o presidente do Comitê para eleição e diretor do Parque Nacional do Pantanal, José Augusto Ferraz de Lima, o Pantanal foi uma nomeação automática para ser uma das escolhidas, pois o mundo o reconhece. Ele ainda conta, que a maior dificuldade que o brasileiro hoje, tem enfrentado para votar no Pantanal ou em uma das outras sete localidades brasileiras, é o fato do site da 7Wonders ser totalmente em inglês. Por este motivo, foi montado um comitê para ajudar na divulgação, lançado no último dia 10 de novembro e um site para auxiliar os brasileiros a votar no Parque Nacional do Pantanal (www.votepantanal.com.br). “O Site Vote Pantanal dá dicas para as pessoas e faz o redirecionamento para o 7Wonders, onde a pessoa vota. Decidimos fazer isso porque o site da 7Wonder é pouco visitado por brasileiros por ser em inglês”, diz José Ferraz.
O Comitê para Eleição do Pantanal é formado por diversas pessoas ligadas e não ligadas ao Governo Estadual. Conforme José Ferraz, é um trabalho voluntário do Comitê, pois este já está pronto e agora restam os voluntários para divulgar a campanha e ajudar o Pantanal.
A exemplo disso, pode-se citar o cantor e ator Edmilson Lucialdo que, através de seu espetáculo ‘Mato Grosso em cena’, onde conta a história do Estado, estará realizando a divulgação da Campanha Vote Pantanal.
Importância
O Pantanal estar dentro de uma votação como esta, é de grande importância, pois incentiva o crescimento econômico, bem como a visita de turistas brasileiros e estrangeiros.
O Parque Nacional do Pantanal, está localizado numa área de 135 mil hectares ( do total dos 14 milhões de hectares) e tem suas ações de campanha discutidas em conjunto entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. “A tradição pantaneira, o homem pantaneiro faz parte da diversidade do Pantanal. O Parque Nacional é de grande importância, pois há pessoas que o visitam e são exigentes, fazendo desta forma, que seja obrigatória a conservação da biodiversidade, aumentando assim o turismo na localidade. O Parque Nacional do Pantanal, em 2000, foi eleito pela Unesco patrimônio da Humanidade e isso ajuda como um instrumento de divulgação”, lembra José Ferraz.
Votação e Dia D
Para auxiliar as pessoas na votação, o Comitê estará colocando 50 mil fichas de votação em circulação, onde será realizado o voto e a pessoa que preencheu a ficha terá somente que confirmar o voto via e-mail, assim como ocorre com quem vota pelo site da 7Wonders.
No último dia 12 de novembro foi considerado o Dia D para o voto no Pantanal, onde Cuiabá recebeu, em alguns pontos da cidade, acesso para a votação. Os locais onde a mobilização foi realizada foram nos Parques Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, Praça Alencastro, Shopping Pantanal, Centro de Eventos do Pantanal e também a sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
“O Comitê está buscando votos para o Pantanal no exterior também. A disputa está bem concorrida, está tendo uma grande repercussão. Só sentimos mesmo a dificuldade para votar pelo site, até por ser somente em inglês. Pretendemos fazer uma mobilização ainda maior, caso o Parque Nacional do Pantanal fique entre as 77 classificadas e depois entre as 21 Maravilhas classificadas. Vamos buscar votos de diversas formas”, conta José Ferraz.
Para Estado divulgação é tudo
Conforme o secretário de turismo do Estado, Yuri Bastos Jorge, o Pantanal, por estar concorrendo nesta votação das 7 Maravilhas do Mundo,já é uma ótima divulgação.
CMT – Qual a importância para o Estado o Pantanal estar concorrendo para ser uma das 7 Maravilhas do Mundo?
YBJ – Importância e também interesse é a divulgação, não só a votação, o mundo inteiro saberá mais sobre o Pantanal. Aguçará o interesse e a vontade das pessoas em vir visitar o Pantanal, principalmente pessoas do exterior. Estamos concorrendo com mais sete localidades do Brasil e mais outras de outros lugares do Mundo. Estamos bem posicionados. Divulgação gera interesse, interesse gera curiosidade. Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Paraguai e Bolívia estão defendendo o Pantanal nesta luta para ser uma das 7 Maravilhas.
CMT – Como o Estado tem incentivado a votação?
YBJ – Conscientização e divulgação é o que podemos fazer. Fizemos um site, o Vote Pantanal, com fotos, como votar, está tudo na Internet onde é realizada a votação. A entrada do Pantanal nesta votação veio num momento bom para a regionalização da Travessia do Pantanal entre Mato Grosso e Mato grosso do Sul.
CMT – E o apoio do Estado como está?
YBJ – Divulgação e eventos de mobilização para votação é o que estamos realizando, criamos o comitê e recentemente na feira da ABAV, no estande de Mato Grosso, colocamos um totem para que os participantes da feira votassem. Até o Ministro do Turismo votou no Pantanal, na ocasião.
*Fotos: José Medeiros (Pantanal)