Reforma não resolveu problemas no trânsito
Acidentes que antes eram causados pela má conservação da avenida, hoje são causados pela imprudência dos motoristas.
VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso
Faz um ano e sete meses que a avenida Beira Rio passou por uma reforma asfáltica. O que parecia ser solução para os buracos, acabou gerando novos problemas como sinalização, retornos bloqueados e acidentes de trânsito.
Mesmo com faixas de pedestres e quebra-molas em frente às duas universidades particulares, localizadas na avenida, os motoristas parecem não ter respeito e continuam andando em alta velocidade. Muitas vezes, nem mesmo os semáforos são respeitados.
“Depois que arrumaram o asfalto, o trânsito ficou bem violento. Já ocorreram diversos acidentes com vitimas fatais até e o trânsito aumentou”, diz o vendedor de água de coco Aldinei João da Silva que trabalha em frente à Unic e à Unirondon.
Segundo o vendedor, os acidentes ocorrem sempre nas proximidades das Universidades. “A SMTU já fez muito. O problema são os motoristas que não tem amor à própria vida, que não tem consciência dos próprios atos. Na maioria dos acidentes que ocorreram por aqui os motoristas estavam alcoolizados”, completa.
Esta é a mesma opinião do secretário municipal de trânsito e transportes urbanos de Cuiabá, Elismar Bezerra de Arruda. Para ele há vários problemas na região da Beira Rio. “Um são os motoristas e outro são as vias. Os retornos não estão corretos. Não há uma fuga na via principal”, diz o secretário da SMTU.
Projeto de sinalização para avenida Beira Rio
De acordo com o secretário Elismar Bezerra e com o engenheiro da SMTU, Osmar Leite Macedo, há um projeto pronto para que, a partir do mês de março, haja uma licitação para as adequações necessárias na avenida Beira Rio.
Neste projeto, alguns retornos serão fechados definitivamente e outros serão melhorados. Serão feitos pontos de fugas para que não ocorram transtornos no trânsito. “Comerciantes e moradores já reclamaram muito. Dizem que os motoristas chegam a subir nos canteiros para pegar a outra pista. Em alguns pontos não há mais grama e essa atitude dos motoristas acaba ocasionando também os acidentes.”, disse o Secretário.
Segundo o engenheiro Osmar Leite Macedo também serão melhoradas as sinalizações do local. “Tanto as sinalizações verticais como horizontais serão aumentadas. Quanto aos semáforos a colocação não consta no projeto.”
Também está previsto no projeto a restauração dos canteiros. Além disso, o Secretário afirma que está pedindo mais rigor dos fiscais para a questão da Educação para o trânsito de Cuiabá.
Volta às aulas
Com o período de voltas às aulas o secretário da SMTU estará se reunindo com os diretores de escolas e faculdades de Cuiabá e tratando sobre a questão de alunos, funcionários e pais de estacionarem em frente às instituições de forma inadequada. “Em frente à Unic, por exemplo, eles estacionam os carros, praticamente, nos canteiros e na porta da instituição, dificultando a passagem de pessoas e de outros veículos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário