Ruas e avenidas de Cuiabá ganham vida através de pinturas artísticas em postes de iluminação e energia
VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso
O secretário municipal de cultura, Mario Olimpio, comenta essa intervenção artística. “Este é um projeto de arte pública e gratuita na rua, pois muitas pessoas não possuem condições de visitar uma exposição. É um projeto de intervenção urbana que divulga a arte popular e emprega dez artistas plásticos do Estado. Este projeto é uma forma de humanizar a paisagem urbana e sensibilizar as pessoas que a cidade é a casa delas também. Na cidade se vê manifestações artísticas e a prefeitura está estilizando esta manifestação, ou seja, estamos dando a receita e incentivando a cultura”, diz Mario Olimpio.
Mario Olimpio ainda diz que há 10 anos as pichações em Cuiabá eram desregulares, sem sentidos e de provocação e, que hoje, elas são artísticas, possuem sentido. Cita como exemplo a arte do grafite.
Para o artista plástico Sebastião Silva é uma ótima oportunidade esta iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, pois faz com que o artista saia de seu
“Trabalho com pintura há 20 anos. Estou pintando há cerca de oito, dez dias com uma média de quatro postes por dias. Pinto temas populares inspirados na fauna e flora local. Faço trabalhos simples com poucas figuras e cores fortes que possibilita a leitura rápida dos motoristas”, conta Sebastião Silva.
No ano de 2007 deixaram suas marcas em postes de Cuiabá artistas plásticos como Sebastião Silva, Tuka Kalgaro, Carlos Lopes, Adir Sodré, Wender Carlos, Zeilton Matos, Zé Pereira, Nilson Pimenta, Marcio Aurélio, Julio César e também alguns grafiteiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário