Por dentro do Arquivo Público
Em seus 111 anos de existência o Arquivo Público de Mato Grosso guarda em suas dependências um pouco da história do Estado que ninguém imagina
VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso
Fundado em 16 de abril de 1896 através da Resolução nº 153, decretada pela Assembléia Legislativa e sancionada pelo presidente Antônio Corrêa da Costa, foi criado o Arquivo da Secretária da Presidência. Em 1931, a Biblioteca Pública integrou-se com o Arquivo passando assim a se chamar Biblioteca e Arquivo Público. No ano de 1979, após a criação da Secretaria de Administração do Estado de Mato Grosso em 1972, de acordo com a Lei nº 4.163, após uma reforma administrativa, a biblioteca e o arquivo se separaram criando assim o Arquivo Público de Mato Grosso.
Estrutura
Hoje o Arquivo é uma Superintendência de Arquivo Público (SAP), pertencente à Secretaria de Administração de Mato Grosso, além de mais quatro gerências divididas em atendimento, documentos escritos, gestão de documentos e microfilmagem/digitalização.
Acervo
Quem for fazer uma pesquisa no Arquivo pode encontrar documentos manuscritos (textuais) desde o século 18, coleções de jornais desde o século 19, além de mapas, fotografias, processos cartoriais cíveis e penais do 1º, 2º, 5º e 6º Ofício, documentos microfilmados, digitalizados e plantas.
Podem ser encontradas ainda folhas de pagamento e balancetes que dão subsídios para comprovação de tempo de serviço, mesmo antes da divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Arquivo ainda trabalha com uma biblioteca chamada de Biblioteca de Apoio com obras de autores mato-grossenses e assuntos referentes ao Estado, livros técnicos, periódicos, revistas, monografias, dissertações e teses de doutorados doados pelos próprios autores que fizeram suas pesquisas no local.
Ainda pode-se encontrar uma coleção completa de Diários Oficiais do Estado desde a sua primeira publicação em 1890, quando ainda se chamava Gazeta Oficial e também a coleção de Diários da Justiça do Estado.
Atendimento
O atendimento é disponível para o público em geral, principalmente estudantes de 1º e 2º graus, acadêmicos, pesquisadores e usuários do Diário Oficial da Justiça.
Segundo a gerente de atendimento, Eliane Fernandes, o Arquivo realiza muitas exposições conforme datas comemorativas do Estado. “São exposições fotográficas e documentais”, diz Eliane.
A gerente ainda ressalta que podem ser realizadas visitas escolares ao local mediante agendamento, para que os estudantes possam conhecer a estrutura e o que o Arquivo guarda. “Normalmente os professores quando agendam a visita nos falam o que querem mostrar aos estudantes e nós realizamos, a partir daí, uma palestra e organizamos o material a ser mostrado”.
Localização
Após a criação da Secretaria de Estado de Administração (SAD) o Arquivo Público passou a se localizar no subsolo da mesma, passando a ter sede própria somente em 18 de novembro de 2003, quando foi transferido para a Avenida Getúlio Vargas.
Contato
O Arquivo Público de Mato Grosso está aberto ao público de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Telefone de contato para agendamento de visitas escolares: (65) 3613-1400
Nenhum comentário:
Postar um comentário