Aeroporto passará a fazer vôos internacionais
Aeroporto Internacional Marechal Rondon passará a realizar vôos internacionais para a Bolívia três vezes por semana, a partir de maio de 2008.
VIVIANE PETROLI
Especial para Circuito Mato Grosso
Aeroporto Internacional de Cuiabá passa a integrar o Sistema Mundial de Vôos Internacionais, realizando vôos diretos para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Mato Grosso (Sindtur), Oiran Ferreira Gutierrez, esses vôos começarão em maio de 2008.
Os vôos serão realizados três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira) com conexões imediatas em Santa Cruz de La Sierra para Madri e Miami. “Como Cuiabá é o centro da América do Sul irá ficar, quando houver vôo direto, mais ou menos 2h15min das praias do Pacifico. Cuiabá passará a ser um hub (polo distribuidor), pois vários outros Estados passarão por aqui desafogando assim os aeroportos de São Paulo e diminuindo o tempo de espera”, diz Gutierrez.
De acordo com o presidente do Sindtur, a escolha por conexões em Santa Cruz de La Sierra se deve ao fato dessa cidade ser uma São Paulo da Bolívia. Ele ainda diz que o Aeroporto Viru-Viru de Santa Cruz é um excelente aeroporto para estes tipos de vôos. “Será muito mais barato desta maneira tanto financeiramente quanto na questão do tempo de espera nos aeroportos, hoje, por exemplo, se a pessoa pegar um vôo em Cuiabá às 23h e com conexão imediata em Santa Cruz, que é uma hora a menos que Cuiabá chega a Miami por volta das 05h30min do dia seguinte, coisa que através dos aeroportos de São Paulo demoraria mais”, explica.
Aerosur será responsável pelos vôos
Os vôos que sairão de Cuiabá com destino a Santa Cruz de La Sierra serão realizados pela companhia aérea Aerosur, que possui parceria com vôos que saem da Bolívia para outros países.São aeronaves 737-200 com capacidade para 108 passageiros, sendo 16 lugares destinados à classe executiva e 92 à classe econômica.
Setor acredita em incremento do turismo
Com a entrada de Cuiabá nesta rede mundial de vôos facilitará também a questão do Turismo no Estado de Mato Grosso, pois conforme o presidente do Sindtur Oiran Gutierrez, geralmente as pessoas que vêem de países como o Japão, Espanha, Itália para a América do Sul costumam visitar mais de um país. “As pessoas quando forem fechar seus pacotes veriam que Cuiabá está na rota e que não sairá tão caro se resolverem visitar o Pantanal, desta maneira, não terão de passar pelo Rio de Janeiro ou São Paulo”, conta.O presidente do Sindtur ainda diz que quando ainda existia a companhia aérea Varig, ela vendia Cuiabá em seus pacotes, ou seja, havia vôos que saiam de Cuiabá, com conexão em São Paulo, para países como o Japão. “Por isso o turismo no Estado caiu, não há mais vôos internacionais aqui. A reinternacionalização do aeroporto foi protuberante para esse avanço de Cuiabá entrar para o Sistema Mundial de Vôo.”, conclui
Nenhum comentário:
Postar um comentário