26 de janeiro de 2008

AVENIDA BEIRA RIO

Reforma não resolveu problemas no trânsito

Acidentes que antes eram causados pela má conservação da avenida, hoje são causados pela imprudência dos motoristas.

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Faz um ano e sete meses que a avenida Beira Rio passou por uma reforma asfáltica. O que parecia ser solução para os buracos, acabou gerando novos problemas como sinalização, retornos bloqueados e acidentes de trânsito.
Mesmo com faixas de pedestres e quebra-molas em frente às duas universidades particulares, localizadas na avenida, os motoristas parecem não ter respeito e continuam andando em alta velocidade. Muitas vezes, nem mesmo os semáforos são respeitados.
“Depois que arrumaram o asfalto, o trânsito ficou bem violento. Já ocorreram diversos acidentes com vitimas fatais até e o trânsito aumentou”, diz o vendedor de água de coco Aldinei João da Silva que trabalha em frente à Unic e à Unirondon.
Segundo o vendedor, os acidentes ocorrem sempre nas proximidades das Universidades. “A SMTU já fez muito. O problema são os motoristas que não tem amor à própria vida, que não tem consciência dos próprios atos. Na maioria dos acidentes que ocorreram por aqui os motoristas estavam alcoolizados”, completa.
Esta é a mesma opinião do secretário municipal de trânsito e transportes urbanos de Cuiabá, Elismar Bezerra de Arruda. Para ele há vários problemas na região da Beira Rio. “Um são os motoristas e outro são as vias. Os retornos não estão corretos. Não há uma fuga na via principal”, diz o secretário da SMTU.


Projeto de sinalização para avenida Beira Rio

De acordo com o secretário Elismar Bezerra e com o engenheiro da SMTU, Osmar Leite Macedo, há um projeto pronto para que, a partir do mês de março, haja uma licitação para as adequações necessárias na avenida Beira Rio.
Neste projeto, alguns retornos serão fechados definitivamente e outros serão melhorados. Serão feitos pontos de fugas para que não ocorram transtornos no trânsito. “Comerciantes e moradores já reclamaram muito. Dizem que os motoristas chegam a subir nos canteiros para pegar a outra pista. Em alguns pontos não há mais grama e essa atitude dos motoristas acaba ocasionando também os acidentes.”, disse o Secretário.
Segundo o engenheiro Osmar Leite Macedo também serão melhoradas as sinalizações do local. “Tanto as sinalizações verticais como horizontais serão aumentadas. Quanto aos semáforos a colocação não consta no projeto.”
Também está previsto no projeto a restauração dos canteiros. Além disso, o Secretário afirma que está pedindo mais rigor dos fiscais para a questão da Educação para o trânsito de Cuiabá.

Volta às aulas
Com o período de voltas às aulas o secretário da SMTU estará se reunindo com os diretores de escolas e faculdades de Cuiabá e tratando sobre a questão de alunos, funcionários e pais de estacionarem em frente às instituições de forma inadequada. “Em frente à Unic, por exemplo, eles estacionam os carros, praticamente, nos canteiros e na porta da instituição, dificultando a passagem de pessoas e de outros veículos”.

Nenhum comentário: