26 de janeiro de 2008

PRÉDIOS ABANDONADOS

Construções serão destinadas à habitação

Hotéis do centro histórico de Cuiabá podem virar moradia para população por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa Econômica Federal

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Quem nunca passou pelo centro de Cuiabá e se deparou com antigos prédios construídos nas décadas de 50, 60 ou 70, que serviam de hotéis para aqueles que vinham visitar a cidade ou estavam de passagem ou até mesmo para eventos? Estes prédios que hoje estão desativados ou servindo de comércio no térreo, podem virar habitação para a população por meio do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o diretor técnico da Agência Municipal de Habitação Popular (AMHP), Márcio Mattoso, a prefeitura de Cuiabá flexibilizou a utilização destes prédios para habitação. Segundo ele, a Lei diz que todo prédio deve ter um número mínimo de vagas para estacionamento e como não há local para isso, os hotéis foram desativados e a Prefeitura liberou para habitação. .
“A Lei é aplicada no centro histórico de Cuiabá. É uma Lei que foi votada como exceção para o Plano Diretor de Cuiabá. Os apartamentos serão distribuídos através do PAR”, explica Mattoso que ainda diz que a Prefeitura não atua diretamente neste projeto, apenas contribui para que ele se tornasse viável.

Reforma dos prédios
Por estarem há muito desativados e fechados, os hotéis necessitaram de reformas e em alguns casos portas e janelas terão de ser trocados. Para que o projeto vá para frente é necessário, além dos proprietários aceitarem vender o imóvel para a Caixa Econômica Federal, é preciso que uma empresa da construção civil no ramo de habitação faça um projeto e mostre à Caixa Econômica para uma avaliação.
“Não chega a ser uma licitação. A Caixa irá avaliar se os custos dos projetos da empresa de construção civil são viáveis ou não, ou seja, é a Caixa que irá definir que empresa fará a reforma dos pré a reforma dos presa fars projetos da empresa de construçsagemdios após avaliação dos custos apresentados”, explica Mattoso.

Revitalização
Este projeto tem a intenção de revitalizar o centro histórico de Cuiabá, local onde a população busca somente para lazer, compras e para fazer pagamentos. Com essa revitalização a Caixa Econômica, junto com a Prefeitura, quer trazer a população para morar no centro de Cuiabá.


O que é o Programa de Arrendamento Residencial
O Programa de Arrendamento Residencial é um programa do Ministério das Cidades, executado pela Caixa Econômica Federal, que tem como finalidade ajudar Estados e municípios com necessidades de moradia para pessoas de baixa renda e com salário inferior a seis salários mínimos.
Em Cuiabá o PAR já contemplou mais de 200 famílias que hoje estão distribuídas em três residenciais (Residencial Recanto do Salvador, Residencial Maria de Lourdes e Residencial Despraiado).
As inscrições para o PAR devem ser feitas nas Agências Municipais de Habitação Popular de cada município, para que sejam encaminhadas para a Caixa Econômica Federal para avaliação.
É necessário apresentar no ato da inscrição RG, CPF, renda familiar menor de seis salários mínimos, título de eleitor, carteira de trabalho e pagar uma taxa de inscrição de R$ 14,80. Caso a pessoa seja casada deve apresentar documentação do casal e se for viúvo (a) a certidão de óbito do conjugue.

Um comentário:

Anônimo disse...

sou souteiro e gostaria de entra na fila pra garantir uma casa pra mim tem como vocês me ajudar.Moro de aluguel