23 de dezembro de 2008

2009 é de Cunha

ABL anuncia que 2009 será o ano de Euclides

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix com
Assessoria ABL

Na oportunidade da solenidade de posse da nova diretoria da Academia Brasileira de Letras (ABL), o presidente reeleito, o escritor e jornalista, Cícero Sandroni, anunciou, no último dia 18 de dezembro, que 2009 terá sua programação com ênfase na vida e obra do escritor Euclides da Cunha.

Além de visitas guiadas na ABL, palestras, edições, entre outras atividades citadas por Sandroni. O presidente ainda adiantou que deverá ocorrer na ABL uma exposição intitulada ‘Euclides Vive!’. "Queremos exaltar um intelectual brasileiro que, entre outros trabalhos, produziu um livro único - "Os Sertões" -, que, para nós, representa um marco na vida mental do Brasil. Livro ímpar, sem igual em outras literaturas, que, misturando o ensaio, a história, as ciências naturais, a epopéia, o lirismo, o drama, mostra a definitiva conquista da consciência de brasilidade pela vida intelectual do país.", disse Sandroni.

Posse
Tomaram posse na ABL: Ivan Junqueira (secretário-geral), Alberto da Costa e Silva (primeiro secretário), Welson Pereira dos Santos (segundo secretário) e Evanildo Belchara (tesoureiro).

Obras de Euclides
Confira a seguir algumas obras de Euclides da Cunha: prefácios, discursos, antologias e manuscirtos:
-> Os Sertões
-> À margem da história
-> Peru versus Bolívia
-> Contrastes e confrontos
-> Artigos e poesias publicados em periódicos e revistas
-> Prefácios
-> Discursos
-> Antologias
-> Manuscritos

Um comentário:

Maria disse...

Como vai amiga jornalista!
O blog já vio, melhor do que nunca!
Bjos!