17 de abril de 2009

8ª Copa América de Basquete Feminino

Novamente Mato Grosso será sede mundial no esporte

Por Viviane Petroli com informações Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Mato Grosso (SEEL/MT)

Entre 23 e 27 de setembro Cuiabá será palco de mais uma realização mundial dos esportes. Desta fez Cuiabá será palco da 8ª Copa América – Pré-Mundial Feminino de Basquete 2009. O evento será realizado no Ginásio Aecim Tocantins.

Participarão dos jogos as seleções de basquete feminino do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela. A decisão da sede foi decidida nesta sexta (17.04) no decorrer da entrevista coletiva concedida pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer de Mato Grosso (SEEL/MT), Baiano Filho, o presidente da Federação Mato-grossense de Basquete (FMTB), Claúdio Barreto e o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis.

De acordo com o secretario de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho, o Governo de Mato Grosso investirá aproximadamente R$ 1,25 milhão para a vinda deste evento. Este montante será aplicado em cumprimento ao caderno de encargos, onde estão previstas despesas com hospedagem, transporte e também alimentação das equipes, bem como toda a infraestrutura necessária para o espaço de competição, campanha de divulgação, arbitragem, entre outras despesas necessárias. “Estamos mais uma vez bastante contentes com a realização de mais um evento de alto nível em Mato Grosso; mais uma vez reafirmamos nossa credibilidade e continuamos a credenciar o estado como sede dos grandes eventos internacionais”, declarou o secretario Baiano Filho.

Com o objetivo, não só de massificar o prestígio pelo basquete, mas também de incentivar o esporte que ainda é tímido no Mato Grosso a Confederação e o Governo do Estado anunciaram que os portões do Ginásio Aecim Tocantins estarão abertos para toda a população gratuitamente durante os cinco dias de jogos, ou seja, com um custo zero nos ingressos os organizadores possuem a expectativa de que o ginásio lote e com isso garantem uma maior aproximação do público mato-grossense das seleções.

Além dos jogos durante a 8ª Copa América – Pré-Mundial Feminino de Basquete 2009, conforme o presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Grego Bozikis, ocorreram palestras com os técnicos estrangeiros, organização de clinicas e também uma programação especial para a Seleção Brasileira de Basquete Feminino que chegará à Cuiabá com cerca de três dias de antecedência ao início dos jogos.

A transmissão do Pré-Mundial de Basquete (direitos) pertence à própria CBB, garantindo assim os direitos de retransmissão exclusivos à Sportv.

Nenhum comentário: