20 de junho de 2009

FOTOGRAFIA

Um olhar amoroso sobre Cuiabá e sua gente

Através das lentes de sua câmera fotográfica advogado destaca cenários e personagens da capital de Mato Grosso.Por Viviane Petroli para o jornal Circuito Mato Grosso. Fotos: Fabiano Rabaneda

“Sempre gostei de fotografia. Desde pequeno”. Foi assim que o advogado Fabiano Rabaneda começa a contar a história de sua paixão pela fotografia, que acabou levando ao lançamento do site ‘Fotos de Cuiabá’. Criado há um ano, a página na Internet hoje reúne mais de três mil fotos publicadas e uma legião de admiradores do trabalho de seu criador.


Sem experiência no ramo fotográfico, Fabiano começou de brincadeira a fotografar, para colocar as fotos como papel de parede em seu computador. Em um passeio pelo centro velho da Capital mato-grossense ele acabou passando pelo Cemitério da Piedade, onde munido de seu celular, fez uns cliques. “Os amigos gostaram das fotos que tirei. Havia colocado uma como papel de parede em meu computador. Fiquei impressionado, e meus amigos também, com as belezas que temos na cidade”, diz Fabiano.

Antes de se tornar advogado, Fabiano trabalhava no ramo de informática e isso facilitou na hora de montar o site e exibir as fotos que tirava como hobbie. “Quando montei o site, não havia nenhum domínio de ‘Fotos de Cuiabá’. Achei legal, pois este era o nome que queria que meu site tivesse”, revela.
‘Fotos de Cuiabá’, segundo Fabiano, é um site de fotos sem fins lucrativos e as fotos estão disponibilizadas, gratuitamente, para os admiradores da beleza cuiabana.

Primeiras fotos
As primeiras fotos que Fabiano tirou e colocou no site foram fotos do centro de Cuiabá e, aos poucos, sua inspiração foi se expandindo, tanto que hoje ele já pensa em pegar sua câmera fotográfica e sair clicando Várzea Grande, Santo Antônio do Leveger e Chapada dos Guimarães. “A ideia do site é valorizar os detalhes e a cultura. Tenho fotos de pessoas ribeirinhas, de pessoas descansando debaixo de mangueiras, estátuas no Cemitério da Piedade, entre outras. Além de mostrar as belezas da cidade, procuro mostrar também o contraste, ou seja, o outro lado, como crianças brincando no esgoto do rio Cuiabá e de um senhor com papel e caneta no bolso se dizendo um empresário quando, na verdade, era um catador de papelão”, relata o fotógrafo.

Segundo ele, cada foto tem uma história, independente do que seja ela. Fabiano conta que dependendo da foto, como no caso do “empresário” catador de papelão, é feito um pedido de autorização verbal para que a foto possa ser tirada. Ele diz ainda que, na maioria das vezes, as pessoas às quais pede permissão se abrem para as lentes de sua câmera e que no meio da conversa acabam contando histórias de sua vida na capital. “Vim do Paraná para Cuiabá com dois anos e nessas minhas caminhadas em busca das melhores fotos e ângulos, acabo encontrando pessoas que me contam suas histórias e a história de Cuiabá. Quando chego para tirar foto de uma, outra pessoa começa a me contar a história da cidade”, explica.

Projetos
Hoje somente Fabiano trabalha com o site mas, às vezes, tem o auxílio de sua esposa e seu filho. Apesar de não ter aberto espaço para outros fotógrafos pensa em um futuro próximo, abrir espaço para amigos e aqueles que curtem a arte de fotografar. “Já tenho em mente até um possível nome para este espaço no site ‘Espaço para foto urbana’ pois as fotos podem ser tiradas em qualquer lugar”, comenta. Fabiano tem também em mente criar uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para ensinar crianças à arte de fotografar.
Para conferir todas as fotos de Fabiano Rabaneda acesse
www.fotosdecuiaba.com.br .

Nenhum comentário: