18 de agosto de 2008

HOMEOPATIA POPULAR

A cura através da natureza

Apesar de não ser uma medicina muito utilizada a Homeopatia Popular pode trazer os mesmos resultados que outros medicamentos para determinadas doenças

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Homeopatia vem a ser uma terapia inicialmente descrita e organizada pelo químico, médico e pesquisador germânico Samuel Hahnemann (1755-1843) que se encontrava insatisfeito com a medicina de sua época, pelo fato desta ser inefetiva e perigosa. Após certo tempo de profissão tomou a decisão de parar de clinicar por achar que não estava curando as pessoas.

Durante o período em que ficou afastado da medicina Samuel Hahnemann sobreviveu de traduções linguísticas, uma que vez sabia falar várias línguas e, nestas leituras que traduzia, obteve materiais para realizar longo e extenso estudo sobre as propriedades farmacológicas e toxicológicas de várias substâncias.

Neste período de estudo, Samuel Hahnemann testou em si mesmo as substâncias, passando em seguida a testar em familiares e amigos saudáveis onde pode ver que as reações eram as mesmas que em pessoas doentes. Depois de seis anos sentiu-se seguro para anunciar o principio terapêutico da homeopatia.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Homeopatia Popular (ABHP), Itamar Camaragibe Assumpção, existem dois tipos de homeopatias. A homeopatia ao qual a população está acostumada e a homeopatia popular que está ligada às questões religiosas. “Costumo dizer que é uma homeopatia igual e diferente. A homeopatia popular tem como referência as mesmas leis elaboradas por Samuel Hahnemann. Ela, contudo, não tem dono. Iniciou desde que um discípulo de Hahnemann esteve no Brasil, o Bento Mure, médico e aluno de Hanhemann e quando de sua passagem no Brasil, intermediada por D. Pedro II, teve dificuldades com a medicina que se praticava e também com dimensões políticas. Ele veio para o Brasil com uma comunidade anarquista, que perdeu tudo o que haviam produzido. Passou a viver como médico com a terapia de Hahnemann. Na época, contudo, ele terminou desabafando, já que a medicina brasileira rejeitava a terapia de Hahnemann ele decidiu divulgá-la entre o povo e, em breve tempo, tornou-se a medicina popular no Brasil”, explica Itamar.

Itamar conta ainda que o que Bento Mure disse foi nada mais do que uma profecia, pois em crises da saúde pública, antes das grandes guerras, adeptos e praticantes da homeopatia foram padres, farmacêuticos, militares e professores que buscavam o alivio das dores dos enfermos, através da homeopatia. “Aqui tivemos, no Mato Grosso, duas grandes contribuições históricas: o Frei Canuto, cuja congregação franciscana, há anos atrás publicou seu livrinho: “Socorro para os doentes do sertão” e o Frei Carlos Valete, pessoa que se dedicou de maneira especial, em Chapada dos Guimarães, na região do Poconé, não apenas à prática de homeopatia. As cidadezinhas do interior, os armazéns, por exemplo, em Rosário Oeste, seu Armandinho, extraordinário líder de trabalhos comunitários e cooperativas, vendia homeopatia nos vidrinhos comprados no Rio de Janeiro”, conta.

Para a prevenção, segundo Itamar, os Centros Espíritas foram de grande importância, principalmente por estes terem afinidade com o modo em que as formas da homeopatia são manipuladas. Itamar ainda diz que os resultados da homeopatia são impressionantes, não somente com os seres humanos, mas também com os animais, a terra e os vegetais. “Hoje, se sabe que, é mais comum pessoas usarem apenas alopatia, ou medicamentos mais pesados em princípios ativos, do que, por exemplo, o gado de luxo, que é tratado, regiamente, por princípios homeopáticos”, afirma Itamar.

Homeopatia cura sim
Até os dias de hoje há muita confusão sobre o que é e o que não é homeopatia. Muitas pessoas vão até as farmácias imaginando que medicamentos homeopáticos são ervas, fitoterápico, essências, entre outros com gosto e cheiro. Há ainda aqueles que acham que são produtos manipulados, onde o nome homeopatia vem a ser uma isca para vender mais, neste caso produtos alimentares integrais, drágeas, encapsulados que em algumas vezes possuem princípios ativos ou são produtos tóxicos vendidos sem controle. Para Itamar a homeopatia hoje tornou-se objeto de peso no mercado.

“Portanto a homeopatia é uma forma de promover a cura das pessoas, de dentro para fora, a partir da dimensão emocional e da busca pelo sentido da vida. Na medida em que ela traz a pessoa ao desejo de viver, ela se expressa corporalmente, também em sintomas e enfermidades que são apenas a representação dos conflitos, dos traumas, dos processos sociais, econômico-políticos que, tomando a alma, se expressa no corpo como enfermidade. A Homeopatia não trata doenças, trata pessoas enfermas. Não se volta à doença. As doenças são nossas irmãs: simbolizam no corpo nossas doenças para livrar e salvar a mente e o coração. Um doente mental grave, já sucumbiu à enfermidade, ele nunca tem sintomas e sinais de doenças graves, tem uma gripezinha de vez em quando e olhe lá. Nós é que somos todos cheios de sintomas, que expressam nossos conflitos, mas também nossa vontade de viver”, conta Itamar.

Homeopatia não é medicamento
O presidente da ABHP, Itamar Camaragibe Assumpção, diz que a homeopatia popular evita falar em medicamentos e que dizem que a homeopatia é para isso ou aquilo. “Todas as homeopatias são derivadas de produtos naturais, do reino mineral, vegetal e animal. Para tratamentos de enfermidades agudas usamos, geralmente, homeopatias policrésticas (possuem uma ampla ação no organismo), ou recorremos a compostos homeopáticos, no qual se encontra um conjunto de homeopatias para uma determinada enfermidade. Entre os grandes policrestos podemos citar a Nux vomica, a Thuya occidentalis, o Mercurius, a Calcárea phosphórica, etc”, explica Itamar.

Para praticar a homeopatia a pessoa não precisa de estudo e sim aprender sobre ela através de matérias e artigos médicos, bem como também em livros. Itamar explica que a homeopatia pode aplicar a Lei da Similitude ou a cura através dos semelhantes, isto quer dizer que “tudo que um determinado agente (substância) pode provocar de malefício, ela também pode curar”.

Itamar ainda diz que desta forma não existem especialistas no meio popular e sim homeopatas populares que não são médicos.

Em último caso e discriminação
Considerada um tratamento individual, a homeopatia reage em cada organismo de uma única forma, sendo assim não se pode dizer que existem enfermidades incuráveis para a homeopatia e sim pessoas com organismo onde o processo de cura percorre diferentes caminhos. A exemplo de doenças, no caso incuráveis, que podem ou não responder a ação da homeopatia, dependendo do organismo da pessoa, pode-se citar o câncer, a AIDS e as doenças degenerativas.

“Normalmente as pessoas buscam a homeopatia como uma última opção de tratamento. Depois que descobrem o beneficio e eficiência é que elas deixam de abusar da alopatia”, conta Itamar.

Itamar revela também que a homeopatia é discriminada pela medicina oficial, apesar dela hoje ser considerada uma especialidade médica. “Hoje temos ótimos homeopatas médicos que receitam homeopatias e homeopatas médicos que alopatizam a homeopatia, ou seja, receitam uma homeopatia para aliviar um sintoma e não se preocupam com o conjunto de sintomas que adoeceram o organismo”.

Princípios da homeopatia hoje:
Atualmente, são considerados princípios da homeopatia :
A base da homeopatia é o principio da similitude;
Praticamente todos os medicamentos homeopáticos derivam de substâncias naturais, principalmente de vegetais, podendo incluir-se os minerais e animais.
Os medicamentos homeopáticos podem ser usados de forma diluída e sucussionada;
A homeopatia tem sua prescrição praticamente baseada nas observações de particularidades do paciente.

Associação Brasileira de Homeopatia Popular
Criada há 10 anos para aproximar homeopatas não médicos e pessoas comuns da sociedade que trabalham com associações de saúde popular, pastorais da saúde e em associações de produtores rurais a agricultores, a Associação Brasileira de Homeopatia Popular está localizada no Bairro Carumbé, na rua Amâncio Pereira de Jesus, 245.

“A principal função da ABHP é difundir essa dádiva divina da Homeopatia, formar agentes de saúde comunitários que possam usar e indicar homeopatias para enfermos que não possuem condições de tratamento particular e estão dependendo do serviço público de saúde. Enquanto aguardam a fila para fazer um exame no SUS, ou uma cirurgia marcada para o ano que vem, buscam alternativas no meio popular. A homeopatia hoje em dia é uma dessas alternativas. A ABHP agora se lança no uso da homeopatia na veterinária, na agroecologia, pois se pode aplicar esse tratamento onde a vida se manifesta”, diz o presidente da Associação Itamar Camaragibe Assumpção.

2 comentários:

DR. NAIO R. SOUTO disse...

Prazer imenso em conhecer a existencia da ABHP... Ainda bem que não estamos sós nessa luta... Também sou um pioneiro nesse tipo de atuação... Sou médico homeopata e também dedicado a Fitoterapia... Gostei de tudo o que foi colocado pelo Itamar. Em especial a menção dos religiosos e espiritas a quem também sempre cito em palestras como aqueles que mantiveram acesa a chama da Homoepatia enquanto as grandes indústroa química fazia a grande campanha de enterro dessa "medicina de nossos avós" como sempre denomino as medicinas naturais... Na Fronteira Oeste, do Rio Grande do Sul, fiz mais de 10 anos de projeto de Introdução (re) da Medicina natural no SUS não só pelo atendimento (consultório das Doenças Crônicas) como por ciclos de palestras e pequenos cursos de difusão desse conhecimento e para preparação de elementos de apôio a medicina convencional. Em São Luiz Gonzaga, RS, em 1995 diplomamos 60 "Agentes Voluntários da Saúde" (não havia ACS oficial). Agestes esses com todo o conhecimento de base sobre enfermidades, sintomas e medicamentos (chás, tinturas, xaropes oficinais) e homeopatias) de um preparo melhor, sem dúvida, do que o preparo oficial que hoje é dado a esses ACS que são meros triadores e "apontadores" de dado s e cadastros de pacientes... Gostaria de parabenizá-los e me colocar à disposição para troca de idéias e experiências de luta...
Naio Rodrigues Souto, CRM/RS 14257 Tel: (055)9959-6052 ou através de naiosouto@hotmail.com

Passos disse...

DR. NAIO R. SOUTO... Estamos com a página do 3º Congresso de Homeopatia Popular. Estamos com apoio da ULBRA, junto com o primeiro simpósio de agroecologia da Amazônia. http://congresso.abhpopular.com.br/ Sua presença nos honraria. Haverá mais de 350 pessoas entre Lavradores, mulheres, associações, projeto Padre Ezequiel, povos da floresta que utilizam homeopatia em plantas, animais e pessoas. Um abraço. Prof. Dr. Luiz Augusto Passos. Militante a ABHP.

http://luizaugustopassos.com.br/