6 de fevereiro de 2009

ACRIFE

ONG incentiva “arte infantil”

Moções de agradecimento e venda de telas pintadas por crianças da Acrife emocionaram aqueles que, pelo Museu das Águas passaram. Por Viviane Petroli para o Jornal Circuito Mato Grosso. Foto: Viviane Petroli

A Associação Criança Feliz (Acrife) é uma ONG com o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que é fornecido pelo Ministério da Justiça a algumas ONGS quando requerido.


Conforme Laura Helena Guimarães, juridicamente, a Acrife existe há três anos, mas o projeto está em andamento há oito anos, quando começou com trabalhos de combate à desnutrição e erradicação do trabalho infantil. Num trabalho social de grande importância, são atendidas, em média, 900 crianças, sendo 300 na própria Acrife. As demais crianças são de quatro escolas, onde a Associação realiza trabalhos.

No espaço interno da associação, as crianças possuem atendimento médico e odontológico, assim como seus familiares. Além deste tipo de atendimento as crianças recebem lanches duas vezes ao dia, almoço e jantar. “As crianças permanecem na Acrife quando não estão em horário de aula. Realizamos, com elas, várias atividades como aulas de inglês, informática, dança entre outras”, conta Laura.

Na expectativa de ampliar esse trabalho, a Acrife promove diversos eventos. Um deles, por exemplo, ocorreu em dezembro do ano passado. Um sucesso! O Museu das Águas, localizado na Avenida Presidente Marques, foi palco da Moção de Agradecimento e venda de telas. Essa arrecadação de fundos serviu para a compra de materiais escolares e de artes plásticas para 300 crianças da instituição.

Conforme Laura Helena, estiveram à venda 100 telas pintadas pelas próprias crianças e mais quatro painéis. “Este evento foi uma forma que encontramos de agradecer àqueles que nos ajudam e também de vender as telas pintadas pelas próprias crianças e o que for arrecadado com estas vendas será revertido para as próprias crianças, na compra de materiais escolares e materiais para artes plásticas”, explica Laura.

Laura conta que mesmo antes mesmo do evento ser realizado, algumas telas já haviam sido vendidas. “Quem quiser adquirir as telas pintadas pelas crianças da Acrife, podem ir até nós no Bairro Sucuri ou entrar em contato comigo, que estarei levando os cartões de amostra”, diz Laura, que pode ser encontrada no telefone (65) 8416-7483.

Telas
Todas as telas pintadas pelas crianças da Acrife tiveram o acompanhamento do artista plástico Valques Rodrigues. Ele se emociona ao falar desse trabalho. “As crianças se saíram bem, tem crianças que só de ensinar o básico já parecem profissionais”, conta Valques.

As crianças tiveram cerca de 50 horas de curso de pintura para, em seguida, estarem pintando as telas.

Segundo Valques, as crianças ao perceberem o que estavam fazendo ficavam impressionadas, pois ele havia ensinado somente alguns rabiscos e elas, quando começaram a colocar em prática nas telas, estavam pintando paisagens, casas, animais, flores entre outros desenhos. “Com as aulas de arte as crianças conseguiram se acalmar, reduziram a ansiedade e algumas até mudaram de personalidade. Isso é bom. Todas as escolas deveriam ter artes plásticas, pois ela ajuda no combate à depressão, quando a criança tem problemas em casa. A arte tem vários pensamentos. É como você escrever uma redação, só que com desenhos, pois tem seu começo, meio e fim”, comenta Valques.

Em 2009, Valques pretende dar continuidade aos seus trabalhos com as crianças, além de realizar uma Bienal Naifs Arte-Primitiva só com quadros pintados por crianças o que, segundo ele, nunca foi feito em Cuiabá.

Moção de Agradecimentos
Entre os homenageados com Moção de Agradecimento pelo apoio que veem dando para as crianças da Acrife, encontramos: Rosevelt Coelho, diretor do Fundo Municipal de Educação; Laura Jane Santiago, diretora da Number One; Ivana Camil Fares, presidente da Pró-Unim; João Antônio de Figueiredo, médico e sócio-fundador da Acrife; o deputado estadual Guilherme Maluf, o vereador Levi Pires de Andrade; Julio César Almeida Braz, diretor da Ginco Empreendimento; a secretária de Bem-Estar Social, Celcita Pinheiro entre outros empresários.
Para a diretora da Number One, em Cuiabá, Laura Jane Santiago, é muito gratificante estar ajudando as crianças da Acrife, ensinando uma nova cultura para elas. “Pra mim é muito gratificante. A gente está ajudando nessa diferença cultural e as crianças são bem receptivas. O franqueador da Number One, que fica em Belo Horizonte, incentiva esse tipo de trabalho”, diz Laura Jane.

Segundo Laura Jane, a Number One vem, há dois anos, realizando o trabalho de parceria com crianças de nove a 15 anos da Acrife, com aulas de inglês. Ela ainda conta que acima dos 16 anos o adolescente é encaminhado para a sede da Number One para os cursos mais avançados. “O material pedagógico é adquirido pela própria Acrife. Hoje são duas turmas nas sextas-feiras, uma no período da manhã e outra no da tarde. Ao todo são dois módulos por ano que as crianças têm de inglês, assim como na Number One. A sala de aula na Acrife é do mesmo jeito que as salas da sede da Number One”, explica Laura Jane.

Nenhum comentário: