6 de fevereiro de 2009

CARNAVAL 2009

Público esperado é de 20 mil por dia

Organizadores do Carnaval 2009 de Cuiabá já se encontram ‘a todo vapor’ para festividade. Por Viviane Petroli para o Jornal Circuito Mato Grosso. Foto: Secom Cuiabá

Após as festas de final de ano, a primeira e a mais esperada festa do ano é o Carnaval. Plumas, paetês, lantejoulas, purpurina, tecidos coloridos, samba no pé e muita música alegre são uma das características desta festa, tipicamente brasileira, que nenhum outro país consegue copiar.

Cada região brasileira possui o seu tipo de Carnaval. Na Bahia, por exemplo, o Carnaval se dá atrás do Trio-Elétrico; em Pernambuco, a predominância é o frevo; no Amazonas, a Festa do Boi Bumba com os bois Garantido e Caprichoso; São Paulo e Rio de Janeiro, desfiles de Escolas de Samba e, em Cuiabá, a festa não poderia ser diferente. Apesar da cidade não possuir um sambódromo, a festa é mesmo na rua, no bairro do Porto, regada a muita música, desfile das Escolas de Samba/Blocos da Cidade.

Conforme a Conselheira Estadual de Cultura, no Segmento Cultura Popular, Eliane Fátima da Conceição, o Carnaval de Cuiabá ocorrerá entre os dias 20 e 24 de fevereiro, com desfiles no domingo, segunda e terça-feira e com escolha da Rainha no dia 14 de fevereiro, no Circulo Militar. “O Baile da Cidade ocorrerá, provavelmente, no dia 20 de fevereiro; ainda não temos a data e o local certo, pois estamos debatendo alguns assuntos como este, em reuniões com o secretário municipal de cultura, Mario Olimpio e também com a Ablocc e representantes das escolas”, conta Eliane.

Eliane ainda conta que estão sendo esperadas cerca de 20 mil pessoas por dia e o que mudou nos últimos anos no Carnaval de Cuiabá é a presença das famílias que estão crescendo. “Além dos desfiles dos blocos carnavalescos, que são blocos de enredo, ou seja, uma replica do Carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro, no bairro do Porto, teremos também o carnaval descentralizado nos bairros, assim como no ano passado”, diz Eliane.

De acordo com Zé de Paula, primeiro tesoureiro da Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá (Ablocc), haverá também o famoso Cordão.

Escolha da Rainha e Rei Momo
Para a escolha da Rainha do Carnaval 2009, basta que as escolas/blocos indiquem uma representante ou aquelas meninas, acima dos 18 anos, se inscrevam na Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. “Qualquer uma pode se inscrever, desde que tenha mais de 18 anos. Essa questão da idade é uma exigência nossa, pois já tivemos problemas com Rainha que era de menor”, conta Zé de Paula.

Em relação à escolha do Rei Momo, Eliane e Zé de Paula contam que esta só é feita quando o atual Rei não quer mais ficar no cargo ou vem a falecer.

Carnaval alternativo
Para aqueles que não curtem Carnaval, no mesmo período, de 20 a 24 de fevereiro, estará ocorrendo, em Cuiabá, a 7ª Edição do Grito do Rock Cuiabá, que vem com muitas novidades. Entre elas a duração do festival que passa a ser de cinco dias, além do evento Enterro dos Osso que ocorrerá no dia 28 de fevereiro. Durante o festival haverá apresentações de bandas independentes locais e também de todo o país.

O que é a Ablocc?
Ablocc – Associação dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá – foi fundada em 04 de fevereiro de 2003 e, recentemente, no último dia 20 de janeiro, teve sua nova diretoria formada.

A Associação, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, está na organização do Carnaval 2009 e tem como papel, a organização do Carnaval de Cuiabá, bem como transformá-lo em referência no Estado para atrair a população para a festa e, como objetivo, unir os blocos. “Queremos fazer com que todos participem. A Ablocc também é uma trabalho sócio-econômico, pois ao longo do ano ela gera oportunidades de emprego”, conta Eliane.

Hoje estão associadas na Ablocc 14 Escolas/Blocos, sendo nove no grupo A e cinco no grupo B, com possibilidade de mais três, que estão se filiando, estarem entrando no grupo C.

Segundo a presidente da Ablocc, Cideli Matos, as Escolas/Blocos ainda podem se inscrever antes do Carnaval. “Os blocos que queiram se filiar na Ablocc devem nos procurar com a última Ata da Reunião do Bloco, para comprovar a fundação e atender aos nossos regimentos internos. A Ablocc está localizada no Museu do Rio”, explica Cideli.

“Este ano estamos preparando um Carnaval para toda a família. A parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá é muito importante para nós. Agradeço muito essa parceria e também ao apoio do secretário Mario Olimpio”, diz Cideli.

Nenhum comentário: