11 de agosto de 2007

Desenvolvimento

Mais aulas via internet e menos em sala

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix



A cada dia que se passa a tecnologia vem avançando de modo cada vez mais rápido, hoje ela está avançado cada vez mais nas escolas, nos colégios e também nas universidades do Brasil e do Mundo.

Atualmente é possível vermos muitas Instituições de Ensino adotando o universo digitalizado em sala de aula, ou seja, estam adotando a internet como uma nova forma de ensino.

Este novo método de ensino se chama Estudo à Distância, onde alunos e professores se comunicam através do portal do aluno no site da Instituição de Ensino. Neste portal do aluno professores disponibilizam atividades extras, tiram dúvidas e também disponibilizam material de estudo complementar.

A UNIC (Universidade de Cuiabá) já possuía este método de disponibilização de material para seus alunos no portal, mas este ano decidiu inovar criando um novo portal do aluno, juntamente com o grupo Positivo. Neste novo portal os alunos da Instituição podem participar de fóruns, enquetes, tirar dúvidas através da sala de estudos, trocar e-mails com professores e outros alunos, além de terem disponibilizado todo o conteúdo dado em sala de aula. Os alunos ainda participam da disciplina de Estudos Dirigidos, no qual cada semestre possui um professor responsável que disponibiliza textos e atividades que contam como presença no final do semestre, junto com a nota de simulados e uma prova presencial.

Já no Ensino Fundamental e Médio colégios como o Colégio Salesiano Santo Antônio possuem, também, em seus sites jogos interativos que ajudam o raciocínio do estudante. Um bom exemplo é o famoso Jogo Stop que leva estudantes a ver quem é o mais rápido para responder, mas engana-se quem pensa que este tipo de Stop é aquele que jogamos nas rodas de amigos. No Jogo Stop adotado o estudante, dependendo da série que esteja, tem que responder elementos químicos, sistema solar, ossos do corpo humano, tipos de música, entre outros assuntos que iniciem com determinada letra do alfabeto.

Mas hoje em dia não é só assim que estudantes estudam, apesar de ainda haver aulas presenciais em determinadas faculdades como a UNIGRAN já é possível se fazer uma faculdade à longa distância via internet.

Não se sabe ao certo quanto tempo irá demorar para que as aulas presenciais deixem de ser presencial na sala de aula para passar a ser presencial via internet, ou seja, passar a ser aluno em um lugar na frente de um computador e professor na frente de um outro computador em algum outro lugar que não seja a sala de aula.

Nenhum comentário: