11 de agosto de 2007

Artigo

Ontem e Hoje

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix


Os anos, as décadas e os séculos mudam assim como a tecnologia, os meios de comunicação e as teorias se evoluem.

São “n” as escolas, teorias e hipóteses que envolvem os meios de comunicação, seus dados históricos variam de 1910 a 1940. Cada uma defende várias teses; possuem autores de grande escalão; a maioria das investigações sobre elas é feita nos Estados Unidos (menos as Hipóteses Contemporâneas de Pesquisa em Comunicação Espiral do Silêncio que é na Alemanha); as influências teóricas são diversas: Sociologia de Spencer na Escola de Chicago, John von Newmmann na Mass Communication Research Teoria Matemática da Comunicação, Behaviorismo de John B. Watson na Teoria Funcionalista e Teoria Hipodérmica, Gabriel Tarde na Agenda Setting, na Newsmaking não tem e por fim Solomon Asch na Espiral do Silêncio.

Antigamente os meios de comunicação eram mais recatados, tomava-se muito cuidado com certas palavras, expressões, fotos e etc. Hoje em dia isso não existe mais, a imprensa está bagunçada, há certos meios de comunicação que falam alguma coisa e depois desmentem na maior cara lavada como se não houvessem noticiado nada (caso da Rede Globo com relação ao brasileiro que foi morto por engano na Inglaterra).

Em suma, os meios de comunicação e as teorias vão sim mudar a cada novo ano, vão evoluir e passar para os seus ouvintes, leitores e expectadores coisas novas. Continuarão falando uma coisa e dias depois irão falar ao contrário do que falaram deixando as pessoas sem entender patavinas.

Nenhum comentário: