8 de fevereiro de 2008

ARIGATÔ BRASIL

Imigração japonesa comemora 100 anos

Em 2008 a Imigração Japonesa comemora 100 anos no Brasil com diversas festividades pelo país

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

No dia 18 de junho deste ano a Imigração Japonesa comemora 100 anos de vinda para o Brasil. De acordo com o diretor de turismo da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMTDET), Jaime Okamura, as comemorações do centenário terão término somente no final do ano.


“A festividade é mais que uma simples comemoração, é o lançamento do intercâmbio entre o Brasil e o Japão. Todos os eventos serão articulados de maneira que, a partir de 2008, haja um relacionamento entre os dois países”, diz Okamura, lembrando que foram criadas comissões em nível estadual e federal, além das comissões das colônias.

Comemorações
Mato Grosso é o único Estado a criar uma comissão mista para as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa. Segundo Okamura, a comissão mato-grossense é formada pela comunidade japonesa, Governo do Estado e pessoas que não são de origem nipônica, mas que gostam da cultura.

Essa comissão estadual tem como presidente o vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e como coordenador o secretário adjunto da Casa Civil, Antônio Kato.

Os recursos para as comemorações veem do Governo federal, Governo estadual e de entidades privadas.

Jaime Okamura diz que a Família Imperial do Japão virá para o Brasil para as comemorações. “Membros da Família Imperial japonesa visitarão Brasília, São Paulo e o Paraná. Estamos lutando para que venham também visitar o Estado de Mato Grosso”, revela.

No dia 12 de fevereiro será apresentado à imprensa nacional o calendário comemorativo e no dia 28 de fevereiro será o dia da abertura das comemorações.

Projetos
Em Mato Grosso são em torno de 50 projetos que estão para ser desenvolvidos com relação à cultura japonesa, à educação, ciência, além de missões técnicas que serão realizadas juntamente com o Governo federal.

De acordo com Jaime Okamura, há muitos projetos entre o Brasil e o Japão que muitas pessoas ainda desconhecem. Um deles é com relação à segurança e também com a soja. “É preciso investir também no turismo”, completa Okamura.
Okamura conta que a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) vem fechando convênios e parcerias com faculdades do Japão para o intercâmbio.

Associações em Mato Grosso
Ao todo Mato Grosso possui dez associações que foram criadas para manter a tradição cultural, gastronômica, o esporte entre outras tradições japonesas.

Mato-grossenses no Japão
Até o momento não há uma estimativa de quantos japoneses moram no Estado, mas estima-se que em torno de dois mil mato-grossenses deixaram sua terra natal em busca de estudo e trabalho no Japão.

Vinda para o Brasil
Os primeiros imigrantes japoneses vieram para o Brasil a bordo do vapor Kasato-Maru, que aportou no Porto de Santos (SP), em 18 de junho de 1908. Ao todo eram 165 famílias que vinham para trabalhar nos cafezais da região oeste do Estado de São Paulo.

Em sete anos de imigração chegaram ao Brasil mais de 3.434 famílias, ou seja, cerca de 14.980 pessoas.

A imigração japonesa foi explodir mesmo entre 1917 e 1940, aonde 164 mil japoneses vieram para cá. A causa desta explosão foi a I Guerra Mundial.
Entre as décadas de 50 e 60 os imigrantes japoneses começaram a vir para Mato Grosso à procura de trabalho.

Carnaval 2008
O centenário da imigração japonesa não ficou de fora neste carnaval de 2008. As escolas de samba Porto da Pedra (Rio de Janeiro) e Vila Maria (São Paulo) aproveitaram a deixa para homenagear a imigração oriental no Brasil. O município de Tangará da Serra também não deixou passar em branco e teve como tema do carnaval 2008 a Imigração Japonesa.


A culinária no Mato Grosso
Por Mato Grosso ser um Estado quente à procura por alimentos leves, prevalece o gosto da população, principalmente dos que moram em Cuiabá, de comidas japonesas. E neste caso, muito procuradas pela população, principalmente no período noturno.


É possível ver o crescente número de restaurantes que oferecem a comida japonesa hoje na cidade. Alguns chegam a oferecer vários tipos de comida de diversos países ao mesmo tempo.

De acordo com o proprietário do restaurante Japô, Márcio Pereira, a procura pela culinária japonesa é boa. “O movimento é bom, não há o que reclamar”, diz.O restaurante que é aberto de terça-feira a domingo, das 19h às 0h, recebem muitos pedidos com peixe cru, principalmente o ‘sashimi’ de salmão. Márcio Pereira conta também que quando o assunto é prato quente o mais pedido é o yakisoba (macarrão do tipo sopa, frito ou refogado com repolho ou acelga, cebola e carnes de acordo com o gosto da pessoa. O mais indicado é a carne bovina ou legumes).

Conheça algumas palavras em japonês e seus significados
Arigatô – obrigado
Arigato gozaimasu – muito obrigado
Douitashimashite – de nada
Douzo – por favor
Sumimasen, shitsurei shimasu – desculpa
Kon-nichiwa - oi
Sayonara – adeus
Jaamataashita – até logo
O hayou gozaimasu – bom dia
Kon-nichiwa – boa tarde depois das 18h
Konbanwa – boa tarde
Oyasuminasai – boa noite
Boyuin – hospital
Gakkou – escola
Kyoukai – igreja
Chohshoku – café da manhã
Chuushoku – almoço
Yuushoku – janta
Pan – pão
Koohii – café
Ocha, koucha – chá
Juusu – suco
Mizu – água
Biiru – cerveja
Wain – vinho
Shio – sal
Musume – filha
Musuko – filho
Haha, okaasan – mãe
Chichi, otousan – pai
Tomodachi - amigo

Nenhum comentário: