5 de agosto de 2012

FERNANDO & SOROCABA

Sertanejos apostam em videoclipes  como meio de divulgação

Considerado o maior compositor dos últimos tempos Sorocaba têm canção gravada por Chitãozinho & Xororó em parceria com a dupla Fernando & Sorocaba

Viviane Petroli
Blog Fala Sério Mix
Foto: Viviane Petroli e Produção Fernando & Sorocaba (camarim com a máquina da repórter)


A utilização de videoclipes para auxiliar na divulgação de novas canções no Brasil andava um pouco esquecida. Canais, como a MTV Brasil, eram buscados para tal independente do ritmo musical. Tanto que era possível verificar em meio aos “tops 10” até clipes sertanejos. Hoje, novas duplas e grupos musicais estão apostando novamente neste modelo de divulgação no país, entre eles está a dupla Fernando & Sorocaba que utiliza de diversos modos à apresentação de seus videoclipes, seja em seus shows, site, Facebook, You Tube e até mesmo no canal Multishow, que conta com um espaço voltado para o estilo sertanejo com o “Tvneja”.

Em menos de um ano a dupla Fernando & Sorocaba já lançou três clipes musicais: “É Tenso”, “A Verdade” e o mais recente “As mina pira”. Quem os assiste percebe o quanto a dupla gosta de inovações, prova disso é que fogem dos tradicionais clipes retirados apresentação de shows ao vivo. Além dos dois, outros músicos estão trazendo à tona este modelo de divulgação de seus trabalhos, como é o caso de Victor & Leo e Luan Santana, que por sinal chegou a se transformar em um senhor de 70 anos em “Te Vivo” lançado recentemente.

Sorocaba, atualmente um dos maiores compositores da música brasileira a ponto de em 2011 ser o primeiro colocado no ranking dos maiores arrecadadores de direitos autorais do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), revela que mais clipes virão ainda este ano.

“Estamos na onda do videoclipe agora. Apostando nele, pois estavam faltando no Brasil. É bacana e as pessoas curtem, até por trazemos histórias engraçadas em alguns, como ‘É Tenso’ e ‘As mina pira’”, declarou o músico em entrevista exclusiva para o Blog Fala Sério Mix pouco antes do show em Cuiabá, na 21ª Festa de São Cristovão, no dia 3 de agosto.

SONHO REALIZADO

De acordo com informações do ECAD em seu site, Sorocaba apareceu em primeiro lugar no ranking dos maiores arrecadadores de direitos autorais o ano passado desbancando grandes compositores da música brasileira, como é o caso de Roberto Carlos que apareceu em terceiro lugar. A segunda colocação ficou com Victor Chaves, da dupla Victor & Leo.

Sorocaba comenta que nunca pensou estar entre os primeiros maiores compositores. “Essa história toda do compositor veio totalmente paralela a minha vida. Eu nunca almejei ser o maior compositor do Brasil. Nunca almejei estar entre as primeiras colocações do ECAD, no caso agora em primeiro e estou muito feliz por isso. Eu almejei cantar, eu almejei subir ao palco e levar alegria junto com a minha dupla e isso veio consequentemente, paralelamente”, comenta Sorocaba.

Em meio a tantos sonhos da dupla, Sorocaba revela que um de seus sonhos está preste a concretizar-se. A dupla Chitãozinho e Xororó lança nesta segunda semana de agosto a música “O tamanho do nosso amor” de composição dele. “Este ano a dupla Fernando & Sorocaba está realizando um sonho. Sempre tivemos o sonho do Chitãozinho e Xororó, que a gente considera um dos pais da música sertaneja, gravar uma nossa que se chama ‘O tamanho do nosso amor’, que é de minha composição, e a gente teve a oportunidade de gravar junto. Então foi a realização de um sonho. Creio que muitos ainda vão gravar minhas músicas”.

Sorocaba em sua trajetória musical coleciona mais de 100 canções, dentre elas pode-se citar “Madri”, ‘Bala de Prata”, “Paga pau” e “Tô passando mal” gravadas juntamente com sua dupla Fernando. Já as gravadas por outros cantores, como é o caso de Luan Santana, está “Meteoro”.

CUIABÁ

Nascido em Ji-paraná, em Rondônia, Fernando aos 15 anos veio para Cuiabá (MT) em busca de realizar seu sonho: o de ser cantor. Segundo o músico, sua permanência pela Capital mato-grossense durou cerca de seis anos, onde fez inúmeros amigos. Neste meio tempo tocou em diversas casas noturnas e até mesmo por diversas vezes na Festa de São Cristovão. Durante seu show, realizado na festa, comentou com o público já ter tocado no grupo Arena Country e com o músico cuiabano Johnny Everson.

“Vim para Cuiabá através de amigos de Rondônia que vieram antes para cá. Eles me convidaram para vir cantar aqui com eles e fiquei morando na cidade de cinco para seis anos, tocando na noite, em bandas, inclusive já tive banda aqui. Tenho muitos amigos aqui em Cuiabá. Logo depois fui para Minas Gerais, onde morei um tempo também, e através de amigos de lá conheci o Sorocaba e estamos juntos há cinco anos”, disse Fernando.

2012

Fernando & Sorocaba comenta que para este restinho de 2012, além de novos clipes musicais, o objetivo é trabalhar mais e levar a alegria ao seu público. “Esperamos trabalhar mais, lançar mais clipes e melhorar nossos shows cada vez mais. Isso é o que a gente ama fazer que é ir para a estrada e fazer nossos shows com qualidade”, frisa Sorocaba.

“Continuar trabalhando é o que queremos. E como o Sorocaba disse continuar apostando nesta onda dos clipes. Queremos continuar fazendo isso. A gente não para, tanto que já estamos pensando no próximo trabalho, mas não temos nada definido ainda”, comenta Fernando.

Nenhum comentário: