15 de outubro de 2007

CIDADANIA

Mais que uma combinação perfeita

Viviane Petroli

Balé, jazz, futebol, inglês, informática e artes plásticas, atividades restritas geralmente a crianças de classe média são ofertadas às crianças do bairro Sucuri. A Associação da Criança Feliz (ACRIFE) atende 200 crianças entre 10 e 16 anos, de segunda a sexta-feira, onde realizam diversas atividades e cursos, quando não estão em período escolar. Todas oferecidas na própria Associação.

São seis turmas de informática divididas em 10 alunos cada. Cerca de 30 crianças participam do curso de inglês básico, oferecido em parceria com a escola de idiomas Number One, desde maio deste ano quando a Associação foi fundada.De acordo com a fundadora do ACRIFE, Laura Guimarães, de início as crianças podiam fazer até dois cursos ou atividades por dia. Hoje, como percebeu que o que fazem na Associação deu certo, as crianças chegam a ter mais de duas atividades ou cursos. “O bacana é que as crianças estão vindo cada vez mais com entusiasmo. No início pensávamos que não viriam e hoje as maiores chegam até a virem sozinhas. Também conseguimos diminuir a porcentagem de desnutrição crônica e aguda, que no ano de 2000 era de 10% e hoje chega a 2%”, disse Laura.

Além de atender as crianças dos bairros Sucuri, Bandeira, Residencial Sucuri, Novo Tempo, Colorado, Ribeirão do Lipa, Amperco e Ribeirão da Ponte, a ACRIFE ainda oferece serviços a todos os moradores. A população tem acesso a tratamento odontológico, e atendimento de nutricionistas, ginecologistas, clínico geral, pediatras e enfermeiros. Os pais ainda podem contar com cursos profissionalizantes de manicure, cabeleireiro, culinária, eletricista, garçom e customização em roupas.

Para moradores da região como Ana Rita Santana Brandão Gonzaga, que mora no Residencial Sucuri há dois anos, a ACRIFE é muito bem-vinda, porque além de tirar as crianças da rua, ensina algo e atende toda a comunidade.

“É bem legal aqui. A gente pode aprender muitas coisas. Quando pedimos para Laura, que é nutricionista, olhar pelas crianças, ela olha. Até agora não tenho do que reclamar”, conta Sania Rafaela Ferreira Mendes, moradora do Residencial Sucuri, que sempre leva seus dois filhos, de quatro e dois anos, ao pediatra, dentista e nutricionista. Sania já fez cursos de cabeleireiro e garçonete. Ela aguarda a abertura de novas vagas para o curso de culinária.

Já para Eliana Gomes da Silva, que mora no bairro Bandeira há 30 anos, foi uma benção a vinda da Associação para a região. Dois de seus filhos já fizeram cursos e sua neta, de nove anos, pode praticar balé e artes plásticas, coisas que nunca pensou em fazer.

Os moradores da região ainda contam com transporte coletivo gratuito até a Associação a partir da fábrica da Ambev.

Projetos

A Associação Criança Feliz possui dois projetos em andamento: o Projeto Criança Feliz que há sete anos percorre quatro escolas (Escola Alencastro Maria Alves, no bairro Bandeira; Escola Ilda Caetano, no bairro Sucuri; Escola Maria Tomichi, no Ribeirão do Lipa e Escola Nossa Senhora Aparecida, no Colorado) da região, fazendo palestras educativas, avaliações médicas, dentárias e nutricionais como também cuidados na área de enfermagem.

Outro projeto é o de Erradicação do Trabalho Infantil, com quase um ano de existência, realizado na própria Associação. Este Projeto tem por objetivo tirar as crianças da rua, oferecendo cursos e atividades. Este projeto também é realizado com os pais.

Palestras de conscientização tentando mostrar que o trabalho infantil é errado e prejudicial à criança.

Parceiros

Mas não é só de pessoas como Laura Guimarães que a ACRIFE precisa para sobreviver. É necessária uma equipe de funcionários, como também, uma equipe de parceiros para tornar projetos em realidade.

A ACRIFE conta com parcerias como a franquia de inglês Number One Idiomas, Prounim (Unimed), Farmácia Biológica, Supermercado Modelo, Drebor Borrachas, Ginco Construtora além de médico, dentista, pediatra, clínico geral e nutricionista que também prestam serviços gratuitos às comunidades.

Conta também com parceria da Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, com ajuda de medicamentos para a farmácia que possuem na Associação, material de limpeza, garrafões d’água, gás de cozinha e material odontológico. Já a Secretária de Bem-Estar Social do Município ajuda com recursos para os cursos profissionalizantes e compra de alimentos. Através do Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (Projeto Construindo Cidadão) desenvolve uma parceria com o Ministério da Educação e com a Inclusão Literária – Leitura e Cidadania do governo do Estado, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Nenhum comentário: