19 de outubro de 2007

Quero Casar

O custo de montar e equipar a casa nova

Vai casar? A casa está vazia? Fogão, geladeira, mesa, armário, televisão, sofá são muitos itens a serem comprados. Para aumentar o problema nas diferentes lojas têm que ser verificados diferentes formas de pagamento

VIVIANE PETROLI

Maio pode ser considerado o mês das noivas. Independente disso, o enxoval deve começar a ser feito com boa antecedência. Muitas vezes logo que o noivado é anunciado, parentes logo avisam: “comecem logo a fazer o enxoval, pois se deixar para perto do casamento vai ser pior”.
E é isso o que muitos noivos vêm fazendo. Aos poucos vão comprando os móveis, eletrodomésticos, roupa de cama, utensílios. Vão decorando a sua nova casa conforme seus gostos.


Hoje quem for montar uma casa encontra no mercado uma infinita opção, não só de modelos, mas também de preços, formas de pagamento (à vista, cartão de crédito ou crediário), formas de parcelamento, juros ao mês. Algumas lojas chegam a oferecer parcelamentos de duas a vinte e quatros vezes no cartão de crédito ou crediário.

Mas no final o que vale mesmo é uma boa pesquisa e é isso o que a noiva Maris Fabiana Camargo Grego, 20, vem fazendo. Com o casamento marcado para meados de dezembro, vem percorrendo as lojas de móveis e eletrodomésticos de Cuiabá em busca dos melhores preços e formas de parcelamento.

Segundo Maris, até o momento, ela já pesquisou nas cinco maiores lojas de Cuiabá em busca de móveis e eletrodomésticos para a casa que está montando com seu noivo. “Tem uns dois meses que estou pesquisando e comparando os preços. Quero mercadorias com qualidade e com maior facilidade de pagamento. O crediário está sendo uma forma fácil de comprar para quem quer mobiliar sua casa sem muito custo”.

Mas o consumidor deve ficar atento com os juros por trás dos parcelamentos. Algumas vezes, dependendo do parcelamento, o produto pode chegar a ter seu valor dobrado. “Por mais que os preços sejam acessíveis, fazendo o crediário, eles se tornam um pouco mais caro. O que compensaria é comprar tudo à vista, mas quem é que consegue hoje em dia?”, diz Maris, que em sua pesquisa chegaram a oferecer parcelamento no crediário em até 12x.

Estado de Mato Grosso
Atualmente o Estado de Mato Grosso conta com cinco redes de lojas de móveis e eletrodomésticos: City Lar, Novo Mundo, Ponto Frio, Ponto Certo e a recém-chegada Casas Bahia.

Cada uma delas atende a seus clientes com um diferencial de preços, formas de pagamento e parcelamento. Algumas chegam a oferecer opções até de pagamento de contas em sua loja como a Ponto Frio, onde o cliente pode realizar o pagamento de contas como telefone e luz. Sem contar também que a mesma oferece o Ponto Frio Residencial, no qual o cliente pode vir a fazer um seguro para sua casa com coberturas que variam de R$ 2 mil a R$ 50 mil.

Exigências para abertura de crediário
Para a realização de abertura de crediário nas lojas é necessário que o cliente tenha em mãos RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência. Nas lojas Ponto frio caso o cliente seja autônomo, é necessário 40% de entrada. Já nas lojas Ponto Certo se o cliente tiver em mãos o carnê da loja haverá uma facilidade ainda maior na abertura do crediário.

Formas de parcelamento e taxas de juros
As formas de parcelamento variam de 10 a 24 vezes. Na Ponto Certo, por exemplo, parcelamentos de uma mais quatro vezes não há juros ao mês no crediário. Caso o cliente prefira o cartão de crédito, o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes sem juros. Em parcelamentos nas lojas Ponto Frio o cliente pode optar em compras no cartão de crédito com alguns produtos sem juros e outros com preços especiais e com juros de 1,99% ao mês. Caso o cliente optar por comprar no crediário nas lojas Ponto Frio, o parcelamento pode estar sendo feito em até 24x com juros que variam de 3,99% até 4,79%.

Lista de Casamento facilita compra

As lojas ainda disponibilizam lista de casamento. De acordo com o gerente Lauro Júnior, da loja Ponto Frio, localizada no Shopping Três Américas, a mesma disponibiliza a confecção da lista onde os noivos escolhem os produtos que desejam ganhar. “A confecção da lista é gratuita, os noivos podem acessá-la pela Internet ou comparecer em qualquer uma das lojas Ponto Frio”.
Já as lojas Novo Mundo além de disponibilizar a lista aos convidados, ainda fornece convite para chás de panela. “Para não haver presentes repetidos fazemos uma lista do mais simples ao mais caro e disponibilizamos nos convites para o chá de panela um lembrete sobre a lista em nossas lojas”, disse o gerente territorial das lojas Novo Mundo, Nilton.

Cartão de crédito da loja
Algumas lojas como a Ponto Frio, Novo Mundo e a City Lar disponibilizam aos seus clientes cartão de crédito para futuras compras. Nas lojas Novo Mundo o cliente pode estar fazendo o cartão Visa Internacional Novo Mundo e logo em seguida fazer suas compras.


Nenhum comentário: