2 de novembro de 2007

ABANDONO



Abrigo procura dar o melhor a idosos

Atualmente o Brasil é um país onde a taxa de pessoas jovens é menor que a taxa de pessoas com mais de 60 anos de idade. Apesar de o envelhecimento mudar o perfil do brasileiro, muito pouco é feito pelos idosos.

VIVIANE PETROLI

São eles que passam o conhecimento do que aconteceu quando seus filhos nem nascidos eram, são eles que passam a sua experiência de vida, dão amor, carinho, dedicação e muito pouco é feito em retribuição. Muitas vezes essa pouca retribuição que ganham vem em forma de abandono por parte de seus filhos e familiares.

Para estes casos existem abrigos como o Abrigo Bom Jesus – Casa dos Idosos, que desde 1940 atende aos idosos que já não possuem mais família e aqueles cuja família não tem condições de cuidar ou não os quer por perto por alguma razão.

De acordo com a diretora do Abrigo, Adeline Bazzano de Magalhães, muitas vezes as famílias deixam os idosos no abrigo por estes os terem magoado e por sua vez, quando isso acontece, os idosos também acabam magoados com a família.

Hoje o Abrigo Bom Jesus conta com 123 idosos e 33 funcionários entre enfermagem e lavanderia. Com o dia-a-dia diferenciado de acordo com os gostos de cada idoso o Abrigo disponibiliza música, TV e leitura para eles.

“Eles já possuem uma rotina aqui. Os únicos horários que não são quebrados, são os das refeições. Eles podem sair para participar de bailes. Antes dos alunos de fisioterapia da Unic virem para cá, eles saíam para fazer caminhada nas proximidades. Alguns idosos independentes, os mais lúcidos, são os que mais saem por terem mais liberdade, mas mesmo assim eles têm que estar de volta às 18h.”, conta Adeline.

Quando a família quer o idoso de volta ao lar
Algumas vezes as famílias, depois que o idoso está no Abrigo há muito tempo, vão até ele pedir que volte para casa. Isso pode tanto ser para tê-lo mais perto ou por interesse financeiro (aposentadoria). “Às vezes a família vem aqui pedir ao idoso, que está aqui há 6, 8 anos, para que volte. A fundação não tem como negar isso, pois tem que cumprir o Estatuto do Idoso. Se não cumprirmos a família vai para a Justiça, para os jornais e televisão.”, conta a diretora do Abrigo Bom Jesus.

Mas há casos, como os que possuem problemas de saúde mental, em que a fundação só libera após a família comprovar, judicialmente, que possuem condições de cuidar.

Panorama da casa
Com uma carga horária de 12x36 o Abrigo Bom Jesus possui um panorama de enfermeiros, odontologia, fisioterapia, serviço social, psicologia, massoterapia, equipe multidisciplinar/médica, religião, atividades recreativas, reabilitação, sala de convivências, sala de tv, sala de massagem e barbearia.

Segundo Adeline, somente o setor de enfermagem fica aberto 24 horas por dia em dois turnos (7h às 19h e das 19h às 7h do dia seguinte).

Necessidades da fundação para melhor atender aos idosos
Atualmente o Abrigo Bom Jesus – Casa dos Idosos necessita de reformas nos banheiros para melhor atender às necessidades de seus moradores; o pavilhão dos dependentes (físicos e mentais) precisa de mais ventilação e alguns quartos de reforma, pois alguns idosos acabam fazendo suas necessidades no chão. Além da cozinha e do quadro de funcionários que precisam de mais pessoas para ajudar, mas por não possuírem condições financeiras, acabam não contratando mais pessoal.

“Precisamos que estudantes de agronomia também venham nos ajudar com a nossa horta, os que possuem disponibilidade em nos ajudar é claro. Tendo ajuda para cuidar de nossa horta, poderemos cortar gastos com combustível para ir até a Feira do Verdão, buscar verduras, legumes e frutas”, diz Adeline.

Apoiadores do Abrigo Bom Jesus
Feira do Verdão, Mesa Brasil, acadêmicos de fisioterapia e enfermagem da Unic, Univag e Unirondon. Restaurante Verde Vale e Padaria Três Américas nas realizações das festas de aniversários e festas em geral, além da Drogaria Express e da Araruna Turismo que também ajudam em datas comemorativas.

Uma gaúcha que não quer ficar parada
Nair Cavagna, este é o nome de uma senhora de 70 anos que nasceu em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, criou-se em Erechim e depois foi para Santa Catarina trabalhar em casa de família.

Há três anos no Abrigo Bom Jesus – Casa dos Idosos, dona Nair diz ser muito feliz com a vida que teve. “Vim para o abrigo porque eu quis. Não queria dar trabalho para a família ao qual trabalhei durante 26 anos. Sou aposentada, pago o abrigo, o que sobra é para comprar meus remédios”.

Dona Nair conta que os filhos de seus antigos patrões, que ajudou a criar, sempre vão lhe visitar. “O caçula, Luis Alfeu Ramos, é o que mais vem me ver. Me leva para passear, ao médico particular e até passar o Natal com ele”.

Ela conta que gosta do abrigo, que é bem tratada por todos, cuida de suas coisinhas, lava sua roupa e quando não consegue, por causa das dores nas mãos, dá um presente à lavadeira para que esta lave suas roupas. “Não gosto de ficar parada, ajudo na louça, na farmácia. Eles dizem que não preciso ajudar, mas fazer o quê se eu gosto”.

Localização do Abrigo Bom Jesus – Casa dos Idosos
O Abrigo Bom Jesus está localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça, s/n – ao lado da 13ª Brigada. Telefone (065) 3644-1706.

Para o Abrigo, voluntários e doações são sempre bem-vindos, já que é uma entidade que sobrevive de doações de gêneros alimentícios e espécie.

Nenhum comentário: