2 de novembro de 2007

FINADOS

Túmulos de ilustres são os mais visitados

Falecidos ilustres da capital mato-grossense são os mais visitados nesta época do ano nos principais cemitérios de Cuiabá

VIVIANE PETROLI

Filinto Müller, Isaac Póvoas, Rubens de Mendonça, Dante de Oliveira e o menino milagreiro Falcãozinho são alguns dos túmulos mais visitados na época de finados.

De acordo com o administrador do Cemitério da Piedade, Lino Epifanio da Silva, 76 anos, nesta época do ano muitas pessoas, além de visitar familiares, aproveitam para ver os túmulos de políticos, freis, monsenhores, falecidos que fazem parte da história de Mato Grosso.

‘Seo’ Epifanio, como é conhecido por todos, trabalha no Cemitério da Piedade, em Cuiabá, desde 1972 e, apesar de estar aposentado há dois anos, não consegue largar seu trabalho. “É bom trabalhar aqui, de início tinha medo de alguma assombração, de alma penada, mas depois que a gente vê que não tem nada disso fica tranqüilo.”

Filinto Müller
Filinto Strubing Müller nasceu em Cuiabá no dia 11 de julho de 1900. Foi militar, chefe de polícia do Distrito Federal na Era Vargas. Formou-se em Direito na cidade de Niterói (RJ), em 1938. Em 11 de julho de 1973 veio a falecer em um acidente aéreo da Varig, vôo 820, em Orly – Paris. Está sepultado no Rio de Janeiro.

Isaac Póvoas
Isaac Póvoas nasceu em Cuiabá, em 18 de maio de 1907. Instalou o atual Horto Florestal da Capital no dia 21 de setembro de 1939, durante sua gestão na Prefeitura (1937 a 1941). Foi um dos primeiros compositores de rasqueado cuiabano, compunha suas músicas ao som do violino. Veio a falecer em 14 de março de 1987.

Rubens de Mendonça
Historiador e jornalista, o cuiabano Rubens de Mendonça nasceu em 27 de julho de 1915 em Cuiabá e veio a falecer em 03 de abril de 1983. Mendonça, ao longo de sua vida, escreveu vários artigos, livros e atuou na política mato-grossense.

Falcãozinho
Conhecido por seus milagres, após sua morte, Francisco Augusto Falcão Júnior (Falcãozinho) nasceu no dia 09 de setembro de 1964. Faleceu, vítima de câncer, em 27 de maio de 1971. Pertencia a uma família de barões de Diamantino. Seus milagres vão de acordo com a fé da pessoa que vai ao seu encontro, pedir que algo de bom aconteça em sua vida.

Sávio Brandão
Domingos Sávio Brandão Lima Júnior nasceu em 4 de outubro de 1961. Era dono do jornal Folha do Estado, onde fazia denúncias sobre organizações criminosas no estado. Morreu aos 40 anos, em 30 de setembro de 2002. Está sepultado no Cemitério do Porto.

Dante de Oliveira
Responsável pela emenda das “Diretas Já”, Dante Martins de Oliveira, nasceu na capital mato-grossense em 06 de fevereiro de 1952. Foi prefeito de Cuiabá e governador por dois mandatos seguidos. Aos 54 anos internou-se no Hospital Jardim Cuiabá, na manhã do dia 6 de julho de 2006, para tratar de uma pneumonia, mas acabou sofrendo um choque séptico. Após ser removido para a Unidade de Tratamento Intensivo, não resistiu ao quadro de infecção generalizada, vindo a falecer na noite do mesmo dia.

Nenhum comentário: