23 de dezembro de 2007

Coros

Todo município deveria ter um Coral

“O coro vai até a população, diferentemente da orquestra que tem dificuldade de se locomover por causa dos instrumentos”, diz coordenador de cultura da UFMT

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Os primeiros corais no Estado de Mato Grosso surgiram entre as décadas de 1950 e 1960 quando Zulmira Canavarros e Dunga Rodrigues, ambas pianistas, compositoras e professoras, deram início às organizações musicais, assim como Edna Vilarinho anos depois compondo para os coros.


De acordo com o coordenador de cultura da UFMT, Fabricio Carvalho, os coros em Mato Grosso consolidaram-se a partir de 1970 e 1980, principalmente depois que Peter Ens e Ligia Ens, casal alemão de professores, criaram o Coral da UFMT. “As pessoas que fizeram parte do Coral, quando fundado, são as que criaram os coros das secretarias do Estado, do TCE”, diz Fabrício.

Incentivo
Segundo Fabrício Carvalho a UFMT realiza a cada dois anos encontros nacionais e internacionais de coros. Estes encontros são realizados por meio de patrocínios do Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. “Os encontros de coros não possuem uma data fixa. Na UFMT é bienal. Geralmente os corais se apresentam na época do Natal e também realizam apresentações no decorrer do ano”, conta.


Fabrício diz que para se montar um coral basta ter voz, tempo, um bom maestro, disciplina e incentivo. “Isso é fundamental num coro”.

Sonho
Já imaginou 141 corais, cerca de 20 mil vozes, reunidos no ginásio Aecim Tocantins? Não? Pois Fabricio Carvalho já imaginou. Ele acredita que toda escola deveria ter um Coral, assim como os 141 municípios de Mato Grosso. “Isto é algo factual, basta apenas reunir o governo, as secretarias estaduais de Educação, Trabalho e Desenvolvimento, enfim falta só sentar e conversar para desenvolver este projeto”, diz.


Conheça alguns Corais do Estado

Coral Santa Cecília
O Coral Santa Cecília é o coral dos Correios. Ele existe há 16 anos e é formado por 26 coralistas voluntários. A maioria das músicas cantadas são de composição do regente Antonio Welter.
O coral geralmente se apresenta na grande Cuiabá, em Várzea Grande para trabalhadores em empresas, em Igrejas e também em locais públicos.


Coral Madrigal
Sob a regência de Carlos Taubaté, o Coral Madrigal, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura, possui cinco meses de trabalho e 20 integrantes com um repertório variado.
De acordo com o regente, o Coral Madrigal estará se apresentando nos próximos dias 20 e 21 de dezembro no Museu da Caixa D’Água.


Coral Tribunal de Contas do Estado
Coral do Tribunal de Contas possui 17 anos e há cinco meses está sendo regido também por Carlos Taubaté. O coral com 30 integrantes, que é de tradição no Estado, já realizou apresentações fora de Mato Grosso e chegou a gravar um CD. Suas canções são mato-grossenses, MPB, erudita e latino-americana.
As apresentações são realizadas nas comunidades da cidade e a agenda de 2008 já está sendo organizada. “O Conselheiro José Carlos Novelli, atual presidente do TCE, apoiou muito o coral, que também terá o apoio do Conselheiro Antônio Joaquim, que assume o órgão em janeiro.”, diz Taubaté.


Coral Alma de Gato
Alma de Gato existe há quase quatro anos e é formado por um grupos de 12 vozes masculinas. Ele conta com a produção artística de Joilson Francon, produção musical e regência de Jefferson Neves.
Em suas apresentações são cantadas todo e qualquer tipo de música, ritmo e, além disso, o grupo mostra bom humor e expressões cênicas.
Segundo o produtor artístico, o Alma de Gato entra em recesso a partir do dia 20 de dezembro, retornando na segunda quinzena de fevereiro de 2008.


Coral UFMT
O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso foi formado em 1980 e desde 1989 é regido por Dorit Kolling. Ao todo são 50 coralistas que apresentam um repertório eclético com música sinfônica, erudita, MPB e regional.
Até hoje somente três regentes passaram pelo coral. O casal Peter e Ligia Ens, Vilson Gavaldão e Dorit Kolling.
Sua última apresentação do ano de 2007 foi na segunda-feira (17) no Museu da Caixa D’Água.

AL homenageia Edna Vilarinho
Um encontro de coros na Assembléia Legislativa de Mato Grosso homenageou a maestrina, compositora, musicista e ícone da música regional mato-grossense Edna Vilarinho. O evento também marcou o lançamento da iluminação e da decoração de Natal do local.


Segundo a secretária do Instituto Memória, Isis Catarina Brandão, o encontro dos coros e a homenagem foram uma iniciativa do próprio Instituto com a mesa diretora da AL.

Os sete coros que se apresentaram foram: Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, Alma de Gato, Coral Mato Grosso, Coral da Secretaria de Estado de Educação, da Secretaria de Estado de Saúde, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público e Coral Madrigal.
Destes o mais novo é o Coral Madrigal que tem apenas cinco meses de existência.

Nenhum comentário: