9 de dezembro de 2007

FÉRIAS

E agora? Acabaram as aulas.

As férias escolares chegaram e a criançada precisa gastar as energias. Em Cuiabá existem várias opções para aproveitar o tempo.

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Dezembro e janeiro são os meses em que os pais mais entram em pânico. pelo simples fato de ser o período de férias mais longo. São dois meses onde crianças e adolescentes acumulam energia e não sabem como gastá-la, enlouquecendo assim seus pais.


Alguns pais acabam optando por matricular os filhos em cursos de férias, outros resolvem sair para viajar, muitos por outro lado preferem que seus filhos curtam algo cultural, conheçam alguns pontos da cidade ou até mesmo participem de colônias de férias.

Conforme Melina Costa, da central de atendimento do Sesi Park, para este período de férias está previsto uma semana de ‘Colônia de férias’ no mês de janeiro. “Muitos pais estão ligando para saber desta atividade e informamos que será em janeiro, pois ainda não temos definido a data, mas é certeza que acontecerá.”, diz.

A atendente ainda conta que no mês de julho foram realizadas, durante a Colônia de férias, atividades nas piscinas, apresentação de teatro no último dia para os pais e também as crianças chegaram a acampar, de um dia para outro, participando de seções de cinema.

Zoológico
Localizado dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Zoológico de Cuiabá é aberto às visitações de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 7h às 17h. Nele os visitantes podem admirar belas aves encontradas no cerrado mato-grossense, cobras, mamíferos como onça pintada, jacarés (inclusive a espécie Albina), tartarugas e jabutis entre outros animais. Entrada gratuita.


Horto Florestal
Para quem gosta de caminhar em meio à natureza, o Horto Florestal de Cuiabá, localizado na região do Coxipó, é uma boa opção. É aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para visitas escolares e para o público em geral. Aos domingos o portão lateral fica aberto para a população e há guardas fazendo ronda. Entrada gratuita.


Museu Rondon (Índio)
Também localizado na UFMT, próximo às piscinas da Universidade, o museu Rondon é aberto às segundas-feiras das 13h30min às 17h30min e de terça-feira a sábado das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Já aos domingos das 9h às 16h. No museu estão expostas várias fotos de etnias indígenas do Estado e materiais utilizados no dia-a-dia dos índios. A entrada é gratuita.


Cinema
Vários filmes destinados às crianças estão em cartaz neste fim de ano. A maioria se divide em três classificações: livre, 12 e 14 anos. Num dos cinemas da capital pode-se encontrar Deu a Louca na Cinderela, Encantada, A loja mágica de brinquedos e Bee Movie: a história de uma abelha - como classificação livre.


Para um público um pouco maior (classificação 12 anos) Leões e Cordeiros, além de Um verão para toda vida, com Daniel Radcliffe (Harry Potter). Com classificação 14 anos A Lenda de Beowulf e 1.408.

Para o mês de janeiro estão previstas as estréias de ‘Alien vs Predador’ e ‘Eu sou a lenda’, com Will Smith. No dia 01 de fevereiro estréia para a criançada ‘Meu mostro de estimação’ (do mesmo produtor de As Crônicas de Nárnia). Os cinemas são abertos a partir das 13h.

Sesi Park
Aberto de quinta-feira à domingo, das 9h30min às 17h30min, o Sesi Park é um ótimo divertimento para a criançada. Para o período de férias o local estará realizando no mês de janeiro uma semana de Colônia de Férias com várias atividades nas piscinas. Durante a colônia de férias as crianças ganham lanche e a camiseta da Colônia de férias.


Sesc Arsenal
Para o período de férias escolares o Sesc Arsenal preparou o ‘Jardim de História’ e a ‘Sessão Pipoca’ especial de férias aos finais de semana com entrada gratuita. O Jardim de História é realizado aos sábados no jardim do próprio Sesc Arsenal às 16h30min. Já a Sessão Pipoca conta com filmes de curta e longa metragem com direito à distribuição de pipoca ao final das sessões. Para o mês de dezembro a programação de filmes infantis, que são exibidos às 17h no sábado e domingo, conta com O Cavalinho Azul, Castelo Rá-tim-bum, Histórias de Oscar Wilde e As Bicicletas de Betleville.

Nenhum comentário: