8 de fevereiro de 2008

Tripegada

Música ajuda a tirar adolescentes da rua

Tripegada - este é o nome da banda de adolescentes do projeto Afro-Tripegada, criado pelos músicos Márcio Costa e Sérgio Revoluções, que promete agitar o carnaval na Capital

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Há oito anos os músicos Márcio Costa e Sérgio Revoluções criaram o projeto Afro-Tripegada. Mas as apresentações no carnaval começaram há apenas dois anos. Hoje o projeto reúne mais de 50 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos. Os componentes do projeto aprendem música e cidadania.

Dos 50 alunos o professor de percussão, Sérgio Revoluções, conta que 30 sairão este ano às ruas de Cuiabá para tocar no carnaval da cidade.

Instrumentos
São os próprios idealizadores do projeto que, nos fundos da casa de Márcio Costa, fabricam os instrumentos de percussão utilizados pelas crianças e adolescentes.

Márcio conta que os instrumentos começam a ser fabricados a partir de madeira compensada de quatro milímetros. Ele dá o formato à madeira jogando água ou a deixando exposta à chuva. Quando está no formato ideal ele lixa, passa selador e para finalizar, coloca pele leitosa plástica que dá uma acústica melhor para o instrumento.

Já as baquetas de surdo fazem com cabo de vassoura, espumas usadas que encontram na rua. Segundo Sérgio uma baqueta de surdo comprada em loja custa em média hoje R$ 25,00.

Incentivo
Com incentivos próprios para manter o projeto Márcio e Sérgio montam os instrumentos com o que ganham, prestando serviços musicais para outros artistas e, às vezes, ensinam as crianças a montar seus instrumentos.

Instrumentos esses que também se encontram à venda para ajudar no projeto.
“Ao invés das crianças estarem soltando pipa, roubando e se drogando estão aqui aprendendo. Isso no futuro pode acabar se tornando uma geração de emprego. Tive que fazer cursos de marceneiro, serralheiro e pintor para fazer os instrumentos e pretendo repassar tudo para essas crianças e adolescentes”, conta Márcio que logo após o carnaval afirma que continuará ensaiando os mais de 50 alunos junto com Sérgio, além de começar a ensiná-los a fazer instrumentos.

Apoiadores
O projeto Afro-Tripegada, localizado no bairro Dom Aquino, possui apoiadores que ajudam com o transporte dos músicos e dos instrumentos, para que possam participar de eventos na cidade, já que os próprios criadores do projeto é que o custeiam.

“Quem nos ajuda com a locomoção são os jornalistas João Negrão, a Neusa Batista e o produtor musical Rafael que colocam as crianças e adolescentes nos próprios carros, para que possam ir tocar nos lugares”, diz Sérgio.

Agora Márcio e Sérgio procuram mais apoiadores e parceiros para que o projeto Afro-Tripegada vá para frente.

Quem quiser ajudar o projeto pode estar entrando em contato com Márcio Costa. O telefone é (065) 9984-5258 ou com Sérgio Revoluções no telefone (065) 9211-8280.

Carnaval 2008
Com o tema Fauna e Flora o projeto Tripegada sai às ruas de Cuiabá neste carnaval, tocando ao estilo da banda Olodum da Bahia, ao qual se inspiram. As roupas para músicos foram confeccionadas por uma costureira da comunidade do bairro Dom Aquino nas cores branco, azul e amarelo. Também estão à venda abadás para ajudar a custear o projeto.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu acho interesante ese trabalho afro com as crianças pois como cantor ebailarino venho aprendendo a lida com as ques toe eticas raciais