27 de junho de 2008

TURISMO MT - Continuação

Barra do Garças
Barra do Garças é um dos municípios que faz parte da Região do Araguaia e, conforme a secretária de turismo do município, Leda Marques, possui como perfil turístico o ecossistema natural. “Barra do Garças está apto ao desenvolvimento do turismo ecológico, explorável através do Parque da Serra Azul, do Parque das Águas Quentes, Reservas indígenas das etnias Xavante/Bororo e, sobretudo, da mística que notabilizou a região internacionalmente, pela Serra do Roncador”, diz Leda.

Leda ainda conta que os principais pontos turísticos de Barra do Garças são: Parque Estadual da Serra Azul (Cristo Redentor/ Discoporto e Cachoeiras), Parque Salomé Jose Rodrigues (Porto do Baé), Balneário das Águas Quentes, Temporada de praia do Rio Garças e Araguaia (Praia do Bosque-Barra do Garças - MT/ Praia da Arara- Pontal do Araguaia - MT/ Praia Quatro Crescente – Aragarças – GO) e Serra do Roncador, assim como as Reservas Indígenas das etnias Xavante/Bororo.

Durante o período de férias e de Festival de Pesca, Barra do Garças costuma receber aproximadamente 22 mil visitantes.

Nobres
Nobres vem recebendo visitantes em período de férias, principalmente após a exibição da novela “Bicho do Mato”, da Rede Record, onde em vários capítulos foram mostradas cenas da Gruta da Lagoa Azul e outros pontos turísticos do local. O município conta com cavernas e grutas. Os locais mais visitados são o Complexo do Carequinha, com grutas, cavernas e o famoso Duto do Quebó; o Ribeirão Estivado que possui águas cristalinas e diversas espécies de peixes; a Gruta São José formada por gigantescas rochas de estalagmites e a cada salão possui uma imagem de São José e a Gruta da Lagoa Azul que impressiona a todos com suas formações ecológicas e pelo seu lago de coloração azul.

Poconé
Considerada uma cidade tipicamente pantaneira, tranquila, pacata
, Poconé é a porta de entrada para o Pantanal. Com suas casas conservando uma arquitetura do século XIX, uma das maiores atrações do município é a cavalgada pela Rodovia Transpantaneira, onde os turistas podem curtir as belezas da região na estrada de terra que possui 126 pontes ligando Poconé à Porto Jofre. No passeio o turista pode ver de perto tuiuiús, capivaras, jacarés, veados e outras espécies da fauna e flora local.

Barra do Bugres
Assim como Barra do Garças, Barra do Bugres também é conhecido pelos seus Festivais de Pesca, que, geralmente, são realizados entre os meses de abril e de maio e reúne pessoas de várias partes do país, principalmente do Estado para o campeonato.

Alta Floresta
Alta Floresta é um dos municípios mato-grossenses que faz parte do ecossistema da Amazônia. O município possui uma infra-estrutura hoteleira, que inclui um hotel de selva e, além disso, é apontada como uma das regiões com maior potencial para a pesca desportiva.

Com mais de 40 espécies de aves é recomendado, para quem gosta de explorar as praias fluviais da região, entre os meses de maio e outubro, período de seca. As maiores atrações de Alta Floresta são os passeios de barco às margens do Rio Cristalino e a pesca, bem como a observação de aves.

Tangará da Serra
Fazendo parte do ecossistema do Cerrado, em Mato Grosso, o município de Tangará da Serra, além de ser conhecido pela pesca esportiva, também é conhecido pelas suas cachoeiras que oferecem aos visitantes uma beleza inigualável. As cachoeiras mais conhecidas são Cachoeira da Biquinha e Balneário, Cachoeira e Mirante Mina Azul, Cachoeira Salto das Nuvens, Salto Maciel e Cachoeira Coqueiral.

Ecossistemas e municípios que fazem parte
Os municípios mato-grossenses que fazem parte do ecossistema da Amazônia são: Alta Floresta, Paranaita, Peixoto de Azevedo, Aripuanã, Juina, Juara, Colíder, Sinop, Sorriso, Feliz Natal, São José do Xingu, Campo Novo dos Parecis, Lucas do Rio Verde, Brasnorte e Sapezal.

Da região do Araguaia ou Vale do Araguaia, se encontram: Rondonópolis, Alto Taquari, Alto Araguaia, Barra do Garças, Nova Xavantina, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Luciara e Santa Terezinha.

Do ecossistema do Pantanal: Cáceres, Barão de Melgaço, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Santo Antonio do Leverger, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Jaurú.

Já do ecossistema do Cerrado em Mato Grosso: Chapada dos Guimarães, Primavera do Leste, Nobres, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Canarana e Diamantino.

Nenhum comentário: