17 de abril de 2007

Lançamento documentário

“Em trânsito” é lançado no Dia do Índio

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix


Será lançado no próximo dia 19 de abril, Dia do Índio, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá - MISC - o documentário "Em trânsito" de autoria do coordenador e professor de jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da UNIC, Elton Rivas.

"Em trânsito" abordará fatos que ocorreram nos últimos 50 anos com o povo indígena Irantxe, que se autodenomina Manoki, e que vive entre Campo Novo dos Parecis e Brasnortes, região noroeste de Mato Grosso.

"É sobre o trânsito físico e cultural que este povo tem enfrentado, desde que se viu obrigado a partir de suas terras até hoje", explica Elton.

Elton conta que seu envolvimento com as questões indígenas surgiu em função dele ter trabalhado de 1999 à 2005 como indigenista, em campo e na elaboração e avaliação de projetos pela Amazônia. "Foi durante esse período que conheci os Manoki e fiquei com vontade de desenvolver um vídeo a partir de seus relatos", declara.

"Em trânsito" é o seu terceiro documentário, mas é o primeiro que dispõe de recursos técnicos e financeiros para a sua realização e, conforme Elton, é isso o que torna este documentário tão especial para ele.

O primeiro documentário fora chamado de "Quero cuidar dessa terra", com os índios Kanamari, Kulina e Katukina, feito no Amazonas. Já seu segundo documentário chama-se "AmarEla", cuja direção foi sua e de seu amigo Augusto Pereira.

A primeira versão de "Em trânsito" foi escrita no ano de 2003 e até a sua finalização em março acabou ganhando mais uma versão, uma de 52 min e outra de 25 min. "De lá para cá muita coisa mudou e eu precisei rever o roteiro", revela Elton que conta ainda que as imagens começaram a ser coletadas em dezembro de 2006.

Para a produção deste novo documentário Elton Rivas teve ajuda do Fundo Estadual de Cultura e da UNIC. "Todo o pessoal da área técnica eu contratei da UNIC", conta com entusiasmo a ajuda que recebeu.

Participaram desta realização Aroldo Máximo (Carioca) responsável pela trilha sonora e assistente de direção, José Augusto Jr. (Cavalo) diretor de fotografia, Evandro Birelo (Pee Wee) edição, além de Ankh na parte de arte (logo e cartazes).

A trilha sonora contou ainda com a participação de André Luis que é aluno do 5º Semestre de Jornalismo da UNIC e vocalista da banda de rock Rhox e Ariane Laura, também aluna do 5º Semestre de Jornalismo da UNIC, na parte de produção.

O que: Lançamento do Documentário “Em Trânsito” de Elton Rivas
Quando: 19 de abril de 2007
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC – Rua Voluntários da Pátria, 75.
Hora: 19h00
Entrada: 1Kg de alimento não perecível.

Nenhum comentário: