10 de maio de 2007

Coincidência, não???

Cidadão Kane + Muito Além do Jardim = Rede Globo

Muita coisa em comum existe entre eles e pouco sabíamos até aparecer Muito Além do Cidadão Kane.

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix

Cidadão Kane, história de um americano que começou do nada e se transformou num dos maiores magnatas da imprensa nos Estados Unidos. Kane era ambicioso e toda sua fortuna era revertida em obras de arte.

Muito Além do Jardim história de um homem ingênuo que foi criado em uma mansão e por lá viveu até seus 40 anos sem se quer colocar os pés para o lado de fora dos portões. Após a morte de seu patrão foi obrigado pela justiça a deixar o local. Não sabia ler, escrever e não tinha carteira de identidade, mas sabia o que era a televisão e cuidar das flores. Após ser atropelado sua vida muda, conhece o presidente e passa a ser seu assessor, em suas entrevistas fala somente de flores e todos pensam que são metáforas para o que está acontecendo.

Muito Além do Cidadão Kane, documentário produzido pelo norte-americano Simon Hartog, em 1993, que conta à história da Rede Globo. O filme foi proibido no Brasil em 1994 por digamos que, “falar” mal da emissora de Roberto Marinho.

Mas o que estes três filmes têm em comum? Nomes parecidos? Histórias parecidas?

É podemos dizer que sim. Cidadão Kane e Muito Além do Jardim inspirou Simon Hartog ao dar nome ao seu filme sobre a TV Rede Globo. Histórias parecidas entre eles, também, pois, mostra como Roberto Marinho fez à emissora subir assim como Kane fez com seu império. Mostra como Marinho com sua “lábia” conseguiu fazer com que as pessoas passem horas em frente à televisão assistindo sua emissora e vendo o que esta maqueia em seus telejornais.

Desde a sua criação a Rede Globo só fez crescer, tudo bem que teve uma época, logo quando criada, que passou por maus bocados e até hoje não se sabe ao certo como Roberto Marinho conseguiu reverter à situação. Mas todos imaginamos que foi com “alguma” ajudinha do governo na época.

O documentário é dividido em quatro partes, nelas aparecem pessoas conhecidas e desconhecidas nossas só que estas aparecem não para falar bem da emissora como estamos acostumados a ver e sim para falar mal. Entre as conhecidas estão Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto.

É mostrado como a emissora cresceu até o ano de 1993, a influência que esta teve no resultado das eleições de 1990 quando Fernando Collor de Mello venceu Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, mostra também que a primeira emissora de televisão que conseguiu bater o índice de audiência da Rede Globo foi à extinta Manchete com a novela Pantanal e desde que esta novela terminou a emissora de Marinho voltou a conquistar o primeiro lugar independentemente do horário. Apesar de que vale lembra que há alguns anos atrás a Rede Globo perdeu para o SBT, emissora paulista de Silvio Santos, aos domingos para o programa Domingo Legal e também quando criada a Casa dos Artistas (infelizmente isso só aconteceu na primeira edição, pois nas edições seguintes houve um fracasso total e também já existia o Big Brother Brasil na Globo).

A Globo é uma instituição brasileira que é comparada com grandes emissoras americanas e londrinas. Dentro dela podemos encontrar produtoras de cinema, gravadoras de CD, editoras de livros e revistas, Jornal, emissoras de rádio, ou seja, existe todo um império construído em torno dela, assim como Kane construiu o seu império em torno do pequeno jornal.

De uma coisa sabemos falcatruas por trás da imprensa existe, mas deste tanto como mostrou o documentário sobre a Rede Globo nem sonhávamos.

Nenhum comentário: