10 de maio de 2007

Crônica

Conscientização em sala de aula


VIVIANE PETROLI


Numa aula de filosofia com a turma da 5ª série, o professor pediu que os alunos fizessem um círculo com as carteiras e se sentou também neste círculo ao lado de dois alunos.


Ao sentar-se o professor deu inicio definitivamente à aula, disse aos seus alunos que naquele dia eles iriam debater um assunto muito importante e que causava muitas mortes ao longo do ano, o CIGARRO.


Durante o debate o professor falou o que o cigarro causava para o fumante e para quem estava ao seu lado e os alunos cada vez mais ficavam abismados com o que aquela droga causava a vida do ser humano e soltavam gritinhos abafados com as coisas horríveis que escutavam.


No final da aula, após todos exporem a sua opinião, o professor pediu que eles fizessem uma carta para ser entregue a um fumante.


Um dos alunos ao chegar em casa pediu a ajuda de sua irmã para escrever está carta e juntos redigiram o seguinte:


“Cuiabá, 15 de novembro de 2003.


Caro fumante...


... estou aqui para pedir-lhe um favor e lhe fazer alguns alertas à respeito de sua saúde e a de quem está ao seu lado. Gostaria em primeiro lugar de informa-lhe que este cigarro que fumas está acabando com a sua saúde, a sua vida, ou seja, este pequeno rolinho de papel branco com fumo, nicotina, entre outros componentes no futuro poderá lhe causar um belo câncer no pulmão, na boca, na garganta, na faringe e na laringe; impotência sexual se você for homem e se for mulher e fuma durante a gravidez o seu bebê poderá nascer com problemas de saúde ou deformado, muitas vezes poderá ser as duas coisas ao mesmo tempo; além de deixar o seu vermelhinho pulmão na cor preta e aos poucos consumi-lo. E também lhe informa que a vida das pessoas mais próxima a ti também corre o mesmo perigo, ou seja, o mesmo perigo de vida que tu corres elas correm por tu fumar perto delas. Agora gostaria de pedir que pegue está porcaria que está acesa em uma de tuas mãos mais as outras que estão no mesmo lugar de onde está veio e jogue no lixo ou jogue no vaso sanitário e dê uma descarga bem dada, se for necessário dê várias descargas, assim você poupará a sua vida, a minha e a das outras pessoas que estão ao seu lado. Pense nisso amigo fumante!!! O cigarro só trás problemas para a sua saúde, a saúde das outras pessoas e para o seu bolso.


Atenciosamente: Alguém que quer te ver longe desta porcaria.”


Na aula seguinte este aluno entregou ao professor a carta que ele e a irmã escreveram. Ao ler está carta e a dos outros alunos o professor ficou admirado com o que eles haviam escrito e percebeu que todos haviam aproveitado à aula e que tinham plena consciência do que o cigarro pode causar ao ser humano.


Nenhum comentário: