27 de julho de 2007

Afinal...

Estagiário ou Escraviário eis a questão

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix


O que nós pobres aprendizes da profissão que escolhemos somos: Estagiários ou Escraviários?

Para começo de história escraviário é uma junção de estagiário com escravo. Geralmente quem gosta de usar este termo são nossos colegas de trabalho e as vezes nossos chefes (mas nunca na nossa frente) e nós, reles mortais subordinados, no fundo acabamos tendo que concordar com este singelo “apelido” que recebemos.

É sempre a mesma coisa, quando o chefe, por exemplo, manda o efetivado (aquele que já é contratado fixo e ganha mais que a gente) fazer algo este por sua vez chega para o estagiário “Ô estagiário vai lá e faz isso, o chefe está mandando” ou quando algo sai errado “É tudo culpa do estagiário”.

O papel do estagiário numa empresa ou órgão público não é ser escravo e sim um funcionário como qualquer outro que ali trabalhe, mas parece que isso foi esquecido pelos patrões e colegas de serviço.

O estagiário não tem direito a aumento de salário, 13º salário, férias pagas, resumindo estagiário não tem direito trabalhista.

Resta agora aos estagiários aguardarem que o Governo Federal aprove a nova Lei do Estágio, onde período de estagio de 8h passará a ser de 6h diárias, em épocas de prova o estagiário deverá ter horário de trabalho reduzido e aqueles que possuem contrato renovado (quando passa de um ano) direito a 30 dias de recesso remunerado por ano.

Infelizmente tão cedo os estagiários deixaram de ser tratados como “escravos”, apesar deles procurarem deixar bem claro que são funcionários como qualquer outro, só que com menos experiência.

Nenhum comentário: