13 de julho de 2007

Tradicionalismo

Cuiabá e Suas Casa.

VIVIANE PETROLI

Ano vai, ano vem e as casas das famílias cuiabanas só mudam na maioria das vezes na decoração.

Janelas grandes, namoros nas praças, passeios ao entardecer, o calor humano está em todo lugar, no abraço, no aperto de mão, no gesto, na expressão, no acolhimento dos cuiabanos tem com o próximo. A cidade é quente por natureza com gente de grande personalidade.

As casas de Cuiabá são compridas e estreitas, para ir da sala à cozinha seus moradores precisam passar por um longo corredor, que dependendo do tamanho da casa parece não ter fim.

Os cuiabanos adoram cozinhar, se reunir, prosear, enquanto cozinham. As pessoas que vem para a nossa querida cidade nunca mais querem voltar para sua terra de origem. Já que aqui é uma cidade receptiva, de muita alegria, tradição, patrimônio, história, em fim, os cuiabanos são de maneira geral simples e deixam aflorar sobre a pele toda a sua emoção.

Se compararmos as casas daqui com as de outros estados, por exemplo, o Rio Grande do Sul veríamos que o telhado das casas de lá são caídos por causa da geada e da neve e a maioria das casas são de madeira, se tornando mais aconchegantes, enquanto que aqui os telhados possuem uma angulatura maior e as casas são de tijolos.

As famílias cuiabanas possuem o costume de todo final de tarde de sentar-se na beira da calçada e colocar em dia a conversa com seus vizinhos ou até mesmo por cima da cerca ou muro.

Em fim cada cidade, estado ou país tem um costume diferente e quem chega de fora acaba se impressionando e muitas vezes gostando do que vê.

Nenhum comentário: