27 de março de 2008

ROTA 163

Circuito MT chega à região norte do Estado

Jornal Circuito Mato Grosso já está sendo distribuído em municípios da região norte do Estado. Representantes de Lucas do Rio Verde e Sorriso apontam principais problemas enfrentados pelos municípios

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Na última edição, de número 182, o Jornal Circuito Mato Grosso caiu na estrada e passou a ingressar no interior do Estado, mais precisamente a BR 163. Passaram a receber o jornal os municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum e Sorriso.


Ao entrar em contato com as Prefeituras, a reportagem buscou saber delas quais são suas principais dificuldades e deficiências que impedem cada uma de estar em um padrão ideal como as cidades pólos do Estado.

Lucas do Rio Verde
Localizada a 350 quilômetros de Cuiabá, Lucas do Rio Verde foi fundada na década de 70 quando os primeiros colonizadores migraram para a região. Somente a partir de 1981 formou-se a comunidade que deu origem ao município.


Esta comunidade foi formada após o Incra implantar o projeto de assentamento de 203 famílias de agricultores sem-terras de Encruzilhada Natalino, localizada no interior do município de Ronda Alta, no Estado do Rio Grande do Sul. Em 1988, Lucas do Rio Verde já contava com 5.500 habitantes e hoje possui cerca de 35 mil moradores.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Lucas do Rio Verde, Edu Laudir Pascoski, o município não possui tantas dificuldades. Ele diz que estão em fase de implantação da agroindústria e em processo de mudanças e evoluções.

“Não se pode dizer que Lucas do Rio Verde não possui problemas, ainda existem dificuldades, por exemplo, em viabilizar recursos do Governo estadual e federal. Se tivéssemos mais retorno dos impostos federais, os gestores poderiam investir mais”.

O Secretário diz que o prefeito Marino José Franz (PPS), apesar da pouca disponibilidade de recursos por parte do Governo estadual e federal, está conseguindo fazer uma “boa gestão dentro das competências do poder público e atende as necessidades do município”.
Com relação à Saúde, o município de Lucas do Rio Verde possui oito Postos de Saúde da Família com médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes entre outros.


Já na Educação os profissionais estão cada vez mais qualificados para atender uma demanda de seis mil alunos na rede municipal. As escolas oferecem refeições aos alunos, além de salas de informática, ginásio de esporte e piscina poliesportiva.

“Quanto à infra-estrutura vamos executando de acordo com o Plano Diretor do município. Conforme a cidade cresce temos um rumo a seguir. Hoje 100% da cidade é asfaltada”.
A economia de Lucas do Rio Verde é baseada na agricultura, mais precisamente na soja e no milho. Com a chegada da agroindustrialização novos empregos serão gerados.

Em Sorriso falta logística
Localizada a 42 quilômetros de Cuiabá, assim como Lucas do Rio Verde, o município de Sorriso foi fundado no final da década de 70. Inicialmente, foi colonizado por paranaenses e catarinenses que foram trazidos pela Colonizadora Feliz, além de ter boa parte de sua formação de gaúchos vindos da região de Passo Fundo.


Em 13 de maio de 1986, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso e o governador da época, Júlio Campos, por meio da Lei 5.002/82, elevaram o Distrito de Sorriso ao título de município. Hoje Sorriso possui cerca de 55.134 habitantes.

Para o prefeito, Dilceu Rossato, a cidade pode ser considerada padrão, apesar de faltarem alguns aspectos como um aeroporto e uma logística maior, pois o município fica longe dos portos. Rossato afirma que em 2009, faltará muita pouca coisa a ser resolvida em relação ao asfalto e saneamento básico.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 12.310 alunos que recebem material apostilado de um grupo educacional reconhecido nacionalmente. Todas as escolas são informatizadas, distribuem merenda escolar e transporte gratuito. “Trinta por cento do orçamento municipal vai para o ensino fundamental”. No município também estão sendo instaladas três faculdades.

Sorriso conta hoje com 16 Postos de Saúde da Família, um centro de especialidade e um Hospital Regional, tocado pelo Estado por meio de um Consórcio de Saúde que atende 13 outros municípios na região. “Estamos montando também um centro médico e um centro odontológico especializado”.

A economia do município gira em torno da agricultura. Segundo o Prefeito, quatro novas indústrias no setor de carnes estão se instalando no município. “Uma de bovinos, uma de aves, uma de peixes e uma de suínos. Estas indústrias ajudaram a mudar as características de agricultura, que existe em Sorriso, para industria de transformação. Criamos também um Distrito Industrial para os pequenos empreendimentos numa área de setenta hectares”.

De “Irmandade” a Nova Mutum
Antes de sua colonização, Nova Mutum era conhecida como “Irmandade” e pertencia a Jorge Rachid Jaudy. No ano de 1966, um grupo de empresários paulistas adquiriram uma área de 169 mil hectares em Diamantino, formando a Mutum Agropecuária S/A . Em 1974, começaram os experimentos do cultivo da soja, do milho e do arroz.


A colonização definitiva começou por volta de 1971. Nesta mesma época municípios como Lucas do Rio Verde, Tapurah, Trivelato entre outros começaram também a ser colonizados.

O responsável pelo projeto de criação da colonização de Nova Mutum, em 1977, foi o agrônomo gaúcho Luiz Carlos Ferreira Bernardes. No ano de 1981, por meio da Lei nº 4.408 foi criado o Distrito de Nova Mutum pertencente ao município de Diamantino. Somente em 4 de julho de 1988, o município de Nova Mutum foi criado, por meio da Lei nº 5321 que é de autoria do ex-deputado estadual Hermes de Abreu e sancionada pelo governador da época Carlos Bezerra.

O município está localizado a 242 quilômetros de Cuiabá. Segundo dados do IBGE, Nova Mutum possui 24.368 habitantes.

Sinop
O município possui cerca de 105.762 habitantes e está localizada a 505 quilômetros de Cuiabá. Sua colonização teve início por agricultores vindos do norte do Paraná.
Sua principal atividade econômica é a agricultura, mas o setor madeireiro também ganha destaque.


Sinop também é conhecida como uma cidade universitária, por abrigar mais de cinco universidades.

Nenhum comentário: