11 de julho de 2008

8ª INTECOL

Cuiabá sedia Conferência Internacional

Conferência Internacional de Áreas Úmidas, promovida pela Sociedade Internacional de Ecologia, acontecerá pela primeira vez e estará sendo realizada em um país da América Latina

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Com o tema “Grandes Áreas Úmidas, Grandes Preocupações” (“Big wetlands, big concerns”) Cuiabá será sede do 8º Intecol – Conferência Internacional de Áreas Úmidas, promovida pela Sociedade Internacional de Ecologia (Intecol), entre os dias 20 e 25 de julho e está sendo organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pelo Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), além dos co-promotores que são o Governo do Estado de Mato Grosso e o Sesc Pantanal.

O evento que vem sendo realizado há 32 anos, de quatro em quatro anos, chega pela primeira vez na América Latina com o objetivo de discutir o que foi descoberto em pesquisas relacionadas às áreas úmidas como, por exemplo, o Pantanal.

“É um grande espaço de discussão onde se reúnem os mais destacados cientistas do mundo para discutirem as últimas descobertas na pesquisa relacionada com as áreas úmidas e temas correlatos. Além do aspecto cientifico, a conferência tem como objetivo despertar o interesse da opinião pública e dos tomadores de decisão, fazendo ver a importância das áreas úmidas e porque é fundamental que se proponha e implante políticas públicas visando à conservação e o uso sustentável destas áreas”, diz o secretário executivo do Centro de Pesquisas do Pantanal, Paulo Teixeira Júnior. Ele completa dizendo que a realização no Brasil é de grande importância, pois servirá de impulso para este tipo de pesquisa no país e também na América do Sul, bem como despertar o interesse de novos talentos para o campo de pesquisa.

Paulo conta que a escolha de Cuiabá como sede da conferência deu-se devido aos excelentes grupos de pesquisas que veem atuando na região, principalmente a UFMT e o CPP, além da proximidade da capital mato-grossense com o Pantanal, que é considerado uma das maiores áreas úmidas do mundo.

“A conferência é muito importante para o Brasil, pois dará visibilidade aos trabalhos científicos que veem sendo aqui realizados, destacando-se a produção de Mato Grosso. Tendo em vista que para cá virá um público altamente qualificado e formador de opinião, isso poderá resultar em uma maior atenção por parte da opinião pública nacional e internacional para questões relativas às áreas úmidas brasileiras, com destaque para o Pantanal. Sob o ponto de vista econômico, a realização do evento ajudará a movimentar a rede hoteleira, trazendo também clientes para bares, restaurantes e produtos produzidos no local. Espera-se, sobretudo, que este público formador de opinião deixe Mato Grosso com uma boa impressão da nossa terra e da nossa gente, ajudando a divulgar, no exterior, as nossas potencialidades e hospitalidade e atraindo novos turistas no futuro”, explica Paulo.

Abordagem
De acordo com Paulo Teixeira Júnior, os assuntos que serão abordados no 8º Intecol estão relacionados à conservação e ao uso sustentável de áreas úmidas como, por exemplo, as “áreas que influenciam e são influenciadas pelo processo de mudanças climáticas e por barragens nessas áreas”. Ele ainda diz que a conferência ainda pretende produzir um documento com algumas sugestões aos tomadores de decisão do assunto. “Estas áreas prestam diversos serviços ambientais, são importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico e para garantir boa qualidade de vida para as populações envolvidas”, completa Paulo.


Durante o evento os participantes poderão conferir simpósios, palestras, apresentação de posters, workshops e também execuções cientificas. Paulo Teixeira Júnior diz que os interessados em participar do evento devem estar fazendo suas inscrições e que para aquelas pessoas que possuem dificuldade financeira para pagar a taxa de inscrição, estarão dando descontos substanciais. “Este é um evento bastante dispendioso pelas suas características. Estamos, no entanto, dando desconto substanciais para aquelas pessoas que têm dificuldade em pagar a taxa de inscrição que, reconhecemos, é alta. Os interessados em obter descontos devem mandar um e-mail para 8thintecol@cppantanal.org.br. As inscrições deverão ser feitas de acordo com as orientações existentes no endereço eletrônico: www.cppantanal.org.br/intecol”, explica Paulo.

Destaques da programação
Diversos pesquisadores, autoridades, estudantes, cientistas e ONG’s participarão do encontro. O evento consistirá em seções com características técnicas, onde os não-iniciados podem ter alguma dificuldade para acompanhar as discussões. Haverá, também, palestras e oficinas com características não técnicas, de maneira que os tomadores de decisão e a sociedade em geral também poderão se beneficiar do evento”, conta Paulo.


Já estão confirmadas a presença de diversos pesquisadores como José Galizia Tundisi (Instituto Internacional de Ecologia, Brasil),Eugene Turner (Universidade Estadual da Lousiana, USA), Max Finlayson (Instituto Internacional de Gerenciamento da Água, Austrália), Wolfgang Junk (Instituto Max-Planck de Estudo de Águas Doces, Alemanha), Peit-Louis Grundling (África), Brij Gopal (Universidade de Nehru Jawaharlal, Índia), Shuqing An (China), Richard Robarts (Europa) e Hana Cizkova (República Checa).

Entre os diversos assuntos abordados, encontram-se destacados, de acordo com organizadores, a educação ambiental em áreas tropicais, a situação das áreas úmidas e o efeito das mudanças climáticas do planeta, inventário e classificação das áreas úmidas da América Latina, além do workshop do fotógrafo da National Geographic, Izan Petterle, que tem como tema “Os Pantaneiros”.

Fotógrafo da National Geographic realiza workshop na 8ª Intecol
Durante o 8º Intecol o fotógrafo gaúcho da National Geographic, Izan Petterle, estará realizando um workshop com o tema “Os Pantaneiros”. Izan ensinará como lidar com câmeras e também oferecerá lições de fotografia, além de falar sobre aspectos únicos da ocupação do homem na região do Pantanal Mato-grossense e Sul Mato-grossense.


Izan, que nasceu no Rio Grande do Sul, morou em Mato Grosso na década de 80 e hoje mora em São Paulo, quer mostrar o cotidiano do homem pantaneiro e de como a sua cultura lançou as bases de uma economia sustentável na região que é basicamente voltada à pecuária. O fotógrafo é um dos grandes destaques do encontro.

Nenhum comentário: