4 de julho de 2008

TPM

Solução para este mal existe

Tensão Pré-Menstrual atinge 85% das mulheres causando-lhes dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, além de causar conflitos na família

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Depressão, ansiedade, tensão, nervosismo, tristeza, choro fácil, sentimento de rejeição, irritabilidade, conflitos interpessoais, cansaço, fadiga, falta de energia, inchaço nas mamas, pés e pernas, acentuada alteração de apetite, distúrbio do sono dores de cabeça e muscular são alguns dos sintomas que 85% das mulheres espalhadas pelo mundo sentem, quando está se aproximando seu ciclo menstrual, mais precisamente uma semana antes da chegada da menstruação, mais conhecida como Tensão Pré-Menstrual ou TPM.

Alguns sintomas como estes são os que a estudante Evelyn Correa sente. Ela afirma que costuma ficar triste, chora sem motivos e todo seu emocional fica abalado, além disso, sente inchaço nos pés e no abdômen e dores nas costas. Às vezes tem dores de cabeça e fica inquieta. “Se eu ficar em casa fico o tempo todo chorando”. Evelyn diz que não toma medicamento para controlar a TPM.

A estudante diz ainda que, ao contrário de muitas mulheres, não sente vontade de comer doces quando se encontra neste período crítico. “Antigamente sentia vontade de comer brigadeiro. Hoje só fico inquieta”.

Como tem seu emocional abalado Evelyn conta que, quando está na TPM geralmente, para não descontar em ninguém de sua casa, prefere se isolar, ficar quieta em seu quarto lendo. “Sou a única que sofre deste mal em minha casa”.

Assim como Evelyn outra jovem que não quis ter seu nome revelado também sofre de sintomas parecidos, mas o que a diferencia do caso anterior é a sensibilidade ou o nervosismo. “Sinto cólica dois dias antes, fico sensível demais, fico nervosa. O meu nervoso é a ponto de querer esganar alguém”, conta a jovem que diz que todos, em sua casa, já sabem que quando está na TPM o melhor é ficar distante dela.

Conforme a jovem, sua mãe e irmã não sofrem de TPM e que, quando está atacada, sente dores nas costas, pernas e abdômen, fica sem fome, não come doce, até por não gostar e procura se isolar.

O que é a TPM e que pode ser feito?
TPM ou Tensão Pré-Menstrual nada mais é do que um distúrbio hormonal normal do ciclo menstrual que interfere no sistema nervoso central da mulher. De acordo com o médico ginecologista, Dalton Ferreira, existe os tipos de TPM leves, moderados e os graves que são chamados de Síndrome Disfórica Pré-Menstrual ou Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

“Das mulheres até 85% podem experimentar algum grau de TPM durante o menacma, que é o período que vai desde a primeira menstruação até a última menstruação”. Ainda de acordo com o ginecologista, existe um caráter familiar na causa da TPM, ou seja, se a mãe tem TPM a filha também pode ter.

Conforme Dalton existe tratamento para a TPM e este varia de acordo com orientações alimentares, atividades físicas, uso de contraceptivos hormonais orais e em ciclos estendidos, implantes e DIU de progesterona. Com relação às atividades físicas o ginecologista conta que “ajudam sim, pois levam à liberação de endorfinas que ajudam na dor e no bem-estar”.

Muitas mulheres no período que antecede a menstruação e durante o ciclo menstrual acabam sentido vontade de comer doces, principalmente o chocolate ou doces que o possuam em sua receita. “O chocolate fornece doses de feniletilanina, que tem uma ação antidepressiva, dai a sensação de bem-estar que ele pode proporcionar a algumas pessoas”.

O que é TDPM?
Transtorno Difórico Pré-Menstrual, segundo Dr. Ferreira, “é a forma mais grave de TPM na qual temos que usar medicações antidepressivas, sendo que o uso de contraceptivos, principalmente os que têm seu composto com ação diurética, ajudam muito nestes casos”.

Conforme a psicóloga Socorro de Maria Ribeiro Andrade, na TDPM o sofrimento da mulher é maior que o da TPM. “A pessoa fica deprimida, sofre de ansiedade generalizada, tem irritabilidade, raiva, tem instabilidade afetiva, conflitos interpessoais, dificuldade de concentração entre outros sintomas”, diz.

Psicologia também ajuda no combate à TPM
Algumas mulheres, além do acompanhamento ginecológico, acabam buscando outros métodos para tentar amenizar as causas de sua TPM através de profissionais como um psiquiatra ou psicólogo.

Segundo a psicóloga Socorro de Maria Ribeiro Andrade a mulher antes de qualquer coisa deve fazer uma avaliação para ver se possui o tipo leve, moderado ou grave de TPM.

Socorro diz que primeiro deve ser feita uma avaliação ginecológica e caso o médico sinta necessidade, encaminha a paciente para um psiquiatra para uma segunda avaliação. O mesmo pode estar encaminhando a mulher para um acompanhamento psicoterápico, onde o psicólogo irá fazer uma leitura da vida da pessoa. Além destas três avaliações ou acompanhamentos, como Socorro prefere chamar, pode haver acompanhamento nutricional e uma avaliação se a mulher fuma, bebe e ingere drogas.

“Hoje a mulher está assumindo papéis na sociedade que contribuem para que ela venha a ter estes problemas. Geralmente elas vão direto ao ginecologista e este, se achar necessário, indica o psiquiatra e o psicólogo”.

Com relação aos maridos, tanto a psicóloga Socorro quanto o ginecologista Dalton Ferreira, dizem que eles se queixam do comportamento de suas companheiras, principalmente aquelas que sofrem do tipo grave. “Os maridos se queixam do comportamento, do nervosismo e também do ponto de vista sexual, pois sentem necessidade de ter relações com a companheira e não conseguem, pois a TPM aparece uma semana antes da menstruação”.

Tipos de TPM:
TPM do Tipo A: tem como sintoma principal a ansiedade, mas podem aparecer a irritabilidade, a agressividade, tensão nervosa e a sensação de estar no limite.

TPM do Tipo B: predominância a retenção híbrida causando neste caso alterações físicas como inchaço, ganho de peso, volume no abdômen e dores mamárias.

TPM do Tipo C: dores de cabeça é o principal sintoma, além disso a mulher pode apresentar fadiga e aumento de apetite, principalmente com relação a doces.

TPM do Tipo D: principal sintoma é a depressão, seguida da insônia, choro sem motivo, desânimo e até esquecimento.

Um comentário:

Jacqueline disse...

Valeu pelas dicas! Sofro horrores com a TPM, meu namorado que o diga.. rsrsr.

Certamente é preciso buscar ajuda, antes que os relacionamentos interpessoais fiquem destruídos hehe.