23 de outubro de 2008

INTERNET

Invasão que ajuda no trabalho

Apesar de unir familiares distantes, amigos e ajudar as pessoas a fazer novos amigos o Orkut, a cada dia que passa, expõe mais a vida das pessoas, assim como os sites de buscas, onde hoje também se pode encontrar o nome de alguém

­VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Quem nunca procurou no Google ou em qualquer outro site de busca o nome de algum amigo ou parente para ver se este consta no universo cibernético, como o nome de pessoas famosas e importantes que achamos sempre? Obviamente que todos que utilizam deste meio já tiveram pelo menos uma vez na vida essa pequena curiosidade de fuçar na Internet, através de um nome conhecido que não seja de famoso ou político.


Assim como ocorre nos sites de buscas, os sites de relacionamentos também viram alvos de pesquisas e, até mesmo, de invasão de privacidade apesar de estes, nos últimos tempos, estarem desenvolvendo ferramentas de bloqueios para que pessoas que não estejam adicionadas no universo de amigos não vejam o perfil, os recados, fotografias ou qualquer outra coisa que o dono do perfil não queira que os outros vejam.

Para algumas pessoas os sites de relacionamento, como o Orkut, não possuem muitas utilidades, a não ser como uma forma mais prática de estar dialogando e fazer amizades, como diz a vendedora Deusiline Livania Xavier, 25 anos, que não possui Orkut. Segundo ela, o mesmo que ajuda as pessoas a se aproximarem, não deixa também de ser uma invasão de privacidade, pois todos ficam sabendo quem é quem e do que gostam, por mais que os usuários utilizem as ferramentas oferecidas pelo site de relacionamento para bloquear aqueles que não queremos que vejam.

“Não tenho Orkut, mas pretendo criar um perfil para mim, um dia, para poder estar em contato com amigos e familiares. Com relação à busca no Google e outros sites de busca, já cheguei sim a procurar outras pessoas e conhecidos só por curiosidade”, diz Deusilene.

Assim como Deusilene, Eduardo Blanco, 22 anos, também não possui Orkut. “Para mim não é útil e acho que ali estamos expondo a nossa vida quase inteira, para qualquer pessoa, o que não acho bom no mundo de hoje”, diz Eduardo. Ele ainda diz que para ele o Orkut não possui nenhuma serventia, a não ser o fato de ser algo prático, no qual você pode se conectar e se informar sobre a vida dos outros. Já nos sites de buscas, Eduardo conta que já chegou a procurar conhecidos e ele próprio.

Hotéis e empresas utilizam meios para trabalho
Assim como a população em geral, empresas promovedoras de eventos, Universidades e até mesmo hotéis procuram em sites de buscas e no Orkut, saber quem são os contratados para eventos como palestras, cursos, shows, simpósios, etc.

De acordo com Carolina Malfatti, recepcionista em um hotel de Cuiabá, o local onde trabalha possui uma área reservada para eventos, então procuram sempre estar atualizados para saber sobre o que será o evento, quem participará e um pouco sobre quem serão os palestrantes ou pessoas que ministrarão o evento. “Nós procuramos tanto na Internet quanto ligamos para saber quem é a pessoa, até mesmo para podermos dar informações aqui. Seja evento da cidade ou de fora, procuramos estar informados, pois sempre veem pessoas para assistir. Na próxima semana teremos um evento de palestras organizados por uma Faculdade e estamos buscando saber quem serão os palestrantes de fora do Estado”, diz Carolina.

Ao contrário do hotel onde Carolina trabalha existem aqueles que não possuem o costume de buscar saber quem será o hóspede que virá para um determinado evento. Este é o caso do hotel onde Kelly Andrade trabalha. Segundo ela, não costumam utilizar das ferramentas da Internet para pesquisar quem serão os hóspedes de fora que estão vindo para a cidade para algum evento. “Nós trabalhamos com reservas, hospedamos palestrantes, artistas, etc. como qualquer outra pessoa que vem aqui no hotel se hospedar”, diz Kelly.

Dicas de navegação
-Para navegação rápida, coloque ponto final após a palavra ou frase;
-coloque o objeto de pesquisa entre aspas; quando procurar um nome com sobrenome, usar vírgula, por exemplo: Souza, Maurício;-caso não saiba a grafia correta da palavra, você pode usar * (asterisco), por exemplo: Christopher digite C*risto* e terá várias páginas com o nome ou nomes que se assemelham;
-use frase exata;-pesquise em um idioma específico;
-utilize letras em minúsculo;-utilize curingas, ou seja, asterisco para encontrar várias formas da palavra;-caracteres especiais ou pontuações também podem ser utilizados;-sempre ter claro o que se procura.

Nenhum comentário: