31 de outubro de 2008

ERECOM

Evento reúne estudantes de comunicação do Centro-Oeste

Após ser realizado nos outros Estados da região Centro-Oeste chega a vez de Cuiabá sediar o Erecom

VIVIANE PETROLI
Fala Sério Mix

Com o objetivo de conseguir reunir estudantes de Comunicação Social da Região Centro-Oeste para discutir a comunicação e em buscar uma solução para melhorá-la, bem como também reorganizar a Executiva da região e mostrar aos estudantes da área que a mesma existe, o Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social 2008 (Erecom) será realizado entre os dias 20, 21 e 22 de novembro no Centro de Formação Política Olga Benário (15Km do Trevo do Lagarto).

De acordo com Mariana Freitas, da Comissão Organizadora do Erecom Cuiabá, o evento é realizado todos os anos na região Centro-Oeste. Maria conta ainda que o encontro é vinculado à Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), onde a programação do Erecom e seus eixos temáticos estão ligados ao Encontro Nacional e às bandeiras da Executiva.

“Como eu disse, este encontro acontece todo ano. O primeiro encontro nacional foi em 1979 e os regionais são mais recentes, mas há algum tempo estes encontros são realizados. A idéia de trazer para Cuiabá foi da antiga gestão do Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFMT, mas por problemas internos eles não conseguiram fazê-lo. A nova gestão se comprometeu com os outros estados em tentar realizá-lo e estamos aqui...”, conta Mariana. Além da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) , a Universidade de Cuiabá (Unic) também participa da Comissão Organizadora do Erecom 2008, sendo cinco estudantes de cada instituição.

Participações
Mariana conta que em relação à participação de professores no Erecom estes estão ajudando no que podem, mas que os encontros da Executiva são realizados normalmente de estudantes para estudantes.

No Erecom 2008 estão participando as Universidades UFMT, Unic, IVE e Unirondon de Cuiabá, a Unemat, quatro universidades de Mato Grosso do Sul, contando com a Federal, três particulares e a Estadual. De Brasília estão participando UnB, UniCeub e JK. Já em relação a Goiás a Comissão Organizadora de Cuiabá ainda aguarda confirmação se haverá participação ou não.

Inscrição
Apesar de o valor da inscrição ainda não estar confirmado, Mariana afirma que o mesmo não passará de R$ 100,00. “A pré-inscrição já pode ser feita e serve para que as pessoas possam garantir suas vagas já que estas são limitadas a cada estado. Esta custa R$ 40,00 e pode ser feita com o mobilizador de cada universidade. O mobilizador é a pessoa encarregada de manter contato conosco e organizar a vinda em cada estado. Aqui em Cuiabá as inscrições podem ser feitas no Centro Acadêmico de Comunicação da UFMT ou com a Sika na Unic”, completa.
Durante os três dias de evento serão realizados grupos de discussões, duas mesas redondas, oficinas, Encontros de Vivência (uma manhã em que são divididos grupos para visitar locais onde questões sociais estejam pautadas, como a questão indígena por exemplo), um passeio a Chapada, entre outras atividades.

“Nos anos anteriores o Erecom foi realizado nos outros Estados, então este ano só faltava Cuiabá para fechar o círculo. Quem quer participar e tem alguma dúvida pode entrar em contato no e-mail erecomcuiaba2008@gmail.com ou nos números (65) 99250456 ou (65) 84143623”, diz Mariana.

*Cartaz - Maurício 2º semestre da UFMT

Nenhum comentário: