12 de outubro de 2008

RESSOCIALIZAÇÃO

Detentos colorem Penitenciária

Parceria entre Penitenciária Central de Mato Grosso e Corregedoria de Justiça incentiva cultura entre reeducandos através de concurso

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Um concurso iniciado através da parceria entre Penitenciária Central de Mato Grosso (antigo presídio do Pascoal Ramos) e Corregedoria de Justiça, por meio da Juíza da 2ª Vara de Execuções Criminais, Selma Rosania, fez com que os reeducandos revelassem seus dotes artísticos através de desenhos, onde 10 foram selecionados e hoje podem ser vistos pintados no muro da penitenciária, localizada na BR 364.

De acordo com o diretor da penitenciária, José Carlos de Freitas, a idéia do concurso surgiu durante uma reunião da juíza Selma com o reeducandos, no qual estes mostraram os desenhos e pinturas que faziam. José Carlos conta que ao todo foram entregues cerca de 40 desenhos.“Serão cinco desenhos de cada lado em frente a BR”, diz José Carlos.

Os 10 desenhos escolhidos, entre paisagens, mãos acorrentadas, mensagens de paz, um mundo sem violência, entre outras, estão sendo pintados pelos reeducandos Francisco Diomar Cabral da Silva, do Centro de Ressocialização de Cuiabá e Vanderlei de Souza, da Penitenciaria Central. Os dois foram escolhidos para trabalhar na pintura pela facilidade que possuem com este tipo de trabalho. “Os temas dos desenhos são diversos. O incentivo continuará para que se pinte todo o muro pelo lado de fora e depois pelo lado de dentro. Isso trará uma nova vida ao espaço e, claro, também para os reeducandos”, diz José Carlos.

Busca de doações de materiais
Hoje, um dos principais objetivos da coordenação do projeto, é busca de doações de materiais para a realização das pinturas como tintas, bisnagas, pincéis, rolos, entre outros, necessários para pinturas. “Os desenhos que temos hoje pintados foram feitos com material doado pela Corregedoria”, explica José Carlos. “Pelo fato de o muro ser chapiscado requer mais tinta, pois ele absorve muito o material”, diz Francisco Diomar Cabral da Silva, que há duas semanas vem desenvolve a pintura.

O projeto da pintura no muro teve início no começo do ano e tem previsão de conclusão neste final de ano, quando José Carlos espera que todo o muro fora e dentro esteja pintado.

Os reeducandos Francisco Diomar e Vanderlei de Souza só não trabalham na quarta-feira por ser dia de visita. No sábado e domingo e a cada três dias trabalhados por eles, a pena é reduzida em um dia.

Cultura e educação
Para José Carlos, os ponta-pés para o lado da cultura dentro da penitenciária estão começando agora com a criação da Fundação Nova Chance, criada pelo Governo do Estado. O diretor da Central explica que, em breve, estarão trabalhando com os reeducandos na desfibrilação de coco para a confecção de fios para a fabricação de móveis, estofados, entre outros objetos.

Além dos trabalhos culturais, há também o lado da educação, onde hoje 35 detentos participam do Cuiabá Vest, cursinho pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Cuiabá. “Alem disso, estamos trazendo a Universidade Cesumar, de Maringá (PR), através do ensino à distância para os reeducandos e também para nossos funcionários para dentro da penitenciaria”, conta.

Fundação Nova Chance
Fundada com o objetivo de contribuir com a recuperação social e familiar, além de uma melhoria na vida dos reeducandos, através da educação, do trabalho e da reinserção social, bem como proporcionar a capacitação aos servidores do sistema penitenciário, a Fundação Nova Chance foi autorizada pela Lei Complementar 291 de 26 de dezembro de 2007 e instituída pelo Governo do Estado, através do Decreto 1.478 de 29 de julho de 2008.

Segundo a diretora executiva da Fundação, Mônica Rodrigues de Sousa, os trabalhos estão se iniciando primeiramente com os reeducando do regime fechado e semi-abertos em Cuiabá, enquanto fazem um levantamento da realidade dos reeducandos nas penitenciárias, presídios e com servidores penitenciários em todo o Estado. “Em Mato Grosso já havia um trabalho de ressocialização. Mas pequeno. E a Fundação Nova Chance veio para complementar este trabalho”, diz Mônica.

A diretora executiva da Fundação Nova Chance conta que o curso de educação à distância (graduação) para os reeducandos e funcionários da Penitenciária Central do Estado e também para o Presídio Feminino, localizado ao lado, será no primeiro momento o curso de Gestão de Processos Gerenciais, através da Universidade Cesumar, de Maringá (PR).

Nenhum comentário: