3 de novembro de 2008

ARTIGO

Mídia brasileira, mídia mato-grossense



VIVIANE PETROLI



Cada Estado brasileiro possui veículos de comunicação diferentes. Cada um utiliza sua comunicação de modo diferente. Há veículos que dividem suas notícias entre cidade grande e interior e há veículos que nem dividem, ou seja, ou é só notícia da capital ou só do interior que aborda cidades.

Mato Grosso é um destes Estados. É muito difícil pegarmos no interior uma notícia que fale da capital, assim como se pegarmos os veículos pequenos da capital que não citam o interior.

Até mesmo com o crescimento gradativo de sites e blogs jornalísticos é assim.


Vivemos num país onde se tal notícia não serve para tal veículo, muito dificilmente interessará ao concorrente, pois a concorrência domina o mercado, principalmente nos jornais.

Se pegarmos os três maiores jornais de Mato Grosso pode-se perceber que não há dia em que a manchete principal da capa não é a mesma, assim como a maioria das outras notícias.

Mato Grosso por ser um Estado rico, só fica para trás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (Estados pólos do país) quando os assuntos são os veículos de comunicação pelo simples fato de muito pouco investimento existir por parte do Governo e dos empresários. O Estado possui profissionais na área que podem ser igualados aos grandes profissionais que atuam numa Folha de S. Paulo, numa Zero Hora ou Correio Brasiliense, por exemplo, mas, infelizmente, estes não recebem seu devido valor.

Mato Grosso precisa acordar, precisa investir para ter uma imprensa, uma mídia que possa algum dia ser reconhecida fora do Estado e quem sabe no exterior.

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