3 de novembro de 2008

INCERTEZA - Parte 2

Para alguns editores de jornais, tanto impresso como o digital, não quer dizer que isso pode acontecer realmente, pois alguns acreditam que o jornal impresso não corre o risco algum de deixar de existir. Tanto Marcos Coutinho (editor do site de notícias Olhar Direto) quanto Gustavo de Oliveira (redator chefe do jornal Diário de Cuiabá) acreditam que o jornal impresso não corra o risco de deixar de existir por causa do avanço da Internet no jornalismo, pois ainda existe uma geração que continua “apegada ao velho sistema de notícias”, conforme Marcos Coutinho.

De uma coisa pode-se ter certeza, a procura por sites de notícias vem crescendo a cada dia. “O Olhar Direto, por exemplo, tem pouco mais de cinco anos e já tem mais de um milhão de acessos mensais. No começo, o número de acessos variava entre 45 e 60 mil acessos”, diz Marcos Coutinho.

Já o Diário de Cuiabá, de acordo com Gustavo de Oliveira, foi o primeiro jornal impresso a ter a sua versão online a partir de 1997 e que desde então obtiveram um aumento, ao longo do tempo, de menos de quatro mil acessos acessos/dia para mais de 80 mil acessos/dia.

Por outro lado, o jornalista Onofre Ribeiro acredita que não existem estatísticas confiáveis a respeito. “Mas que é certo que as pessoas estão lendo mais notícias na Internet”, diz. O jornalista ainda completa – “Pode se dizer que a Internet está democratizando mais as informações e permitindo acessos ilimitados a temas ilimitados. As assinaturas de alguns jornais já são feitas para leitura na Internet. Este será o futuro”.

Um bom exemplo do que Onofre está querendo dizer é o jornal A Gazeta, no qual para se ler as notícias que fazem parte do impresso, é necessário que o internauta seja cadastrado no site do jornal.

O que se sabe ao certo é que o Jornal Impresso ainda existe e está longe de deixar de fazer parte da vida das pessoas. Segundo Gustavo de Oliveira o jornal Diário de Cuiabá vem se mantendo estável nos últimos anos.

Atualmente, a maioria dos Jornais Impressos possuem uma página na Web que é atualizada a cada minuto, coisa que no Jornal Impresso não acontece.

Além da versão digital, que pode-se hoje nos sites pode-se encontrar também a versão impressa em sites de relacionamento, mais precisamente o Orkut. Alguns jornais, principalmente os do interior e os pequenos com tiragens semanais ou quinzenais, estão adotando o site de relacionamento como uma forma de atrair os leitores, principalmente os jovens que muito pouco hoje lêem o jornal impresso colocando desta maneira em seu álbum as páginas do jornal diagramado no formato JPEG.

A exemplo deste novo modelo de jornalismo podemos citar o jornal “É Notícia”, que possui versões impressa, digital e no Orkut. O diretor do jornal Leonardo Arruda conta que o “É Notícia” é distribuído em Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger.

“Bom, a idéia do site é complementar o jornal impresso, dando mais abrangência no que se diz notícia então buscamos este mecanismo. O motivo de aderirmos o site é buscar mais instantânedade nas matérias, analisando que o jornal impresso não te dá essa oportunidade de noticia em tempo real por isso buscamos ter essa dinâmica. Mais o jornal impresso sim temos. Montar um jornal no Orkut é buscar caminhos para relacionar o leitor ao jornal impresso dentro de um site de relacionamento é ter essa dinâmica, e buscamos sempre aumentar o leque de leitores então pensamos buscar mais leitores de diversas áreas, e tem o público jovem que gosta e se relaciona pelo Orkut se tem um site de relacionamento, porque não aderir essa idéia e nos relacionar com esses jovem, velhos e crianças então a finalidade é essa relacionar o jornal em uma comunidade de jornalista pessoas autônomas e até empresário. A versão impressa do jornal na integra muita gente não leu o jornal impresso mais se perguntarmos se a pessoa conhece logo muitos que não leriam de maneira normal responderão sim aquele do Orkut onde chamou até sua atenção. Mundo digital ou você trabalha com ela ou você fica pra trás”, conta o diretor Jornal É Notícia, Leonardo Arruda.

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