3 de novembro de 2008

THALITA REBOUÇAS - Parte 2

FSM - E a divulgação nas livrarias como foi?
TR - Eu resolvi pedir a alguns gerentes de livraria pra ficar lá vendendo meus livros. No começo, todo mundo estranhou "Mas como assim? Você quer ser funcionária da livraria?". E eu explicava que não, que queria vender só o meu peixe mesmo. Meio sem entender, eles deixavam. Eu passava o sábado inteiro na Siciliano, na Saraiva e ficava abordando as pessoas pra falar do meu livro.Tipo "Oi! Posso falar com você um minuto? Eu escrevi esse livro aqui. Não é porque é meu não, mas é um espetáculo!" E acho que foi esse trabalho de formiguinha que me ajudou a chegar onde estou hoje.

FSM - Mundando de saco pra mala. O que é a coleção "Fala Sério"? É impressão minha ou a Maria de Lourdes vem a ser na verdade Thalita Rebouças?
TR - São livros de crônicas, que fica mais fácil pra quem não tem o hábito da leitura. Contam a história da Maria de Lourdes desde pequena até 21 anos. Suas relações em casa, na escola e com os amores, sempre em textos recheados de humor. A Malu tem muito de mim, como todos os meus personagens. Mas não sou eu não.

FSM - Quais as outras formas mirabolantes, loucas, que você já fez para vender seus livros, além das polichinelo, bateção de palma e gritaria que fizestes na Bienal do Livro em 2001, no Rio de Janeiro?
TR - Acho que isso de ficar convencendo as pessoas nas livrarias a comprar os meus livros é bem maluquete e diferente. Normalmente, escritor é tímido, quietinho. Tipo eu , sabe? :)

FSM - O que você acha de ser considerada uma escritora animada, doida, diferente dos outros escritores?
TR - O pessoal me chama de bagunceira e animada porque quando comecei a escrever, oito anos atrás, eu fazia uma zona danada nas bienais da vida para divulgar o meu trabalho. Abordava as pessoas na maior cara-de-pau, usava peruca, apito, batia palmas... Tudo para vender meu peixe, quer dizer, meus livros. Assim, convenci muita gente a conhecer meu texto e consegui realizar meu sonho de viver de literatura. Hoje, eu me orgulho muito de ter um monte de leitores espalhados pelo Brasil.

FSM - Qual a finalidade dos beijinhos nos livros e porque você beija os livros?
TR - Tudo começou na Bienal do Rio de 2001, numa tarde de autógrafos. Uma fila de meninas se formara, todas com livrinho na mão esperando a hora de pegar a minha assinatura. De repente, uma delas pediu, do nada: — Beija aqui? — disse, apontando para o livro — Mas beija com marquinha! Achei uma graça aquele pedido inesperado e obedeci feliz. E meu autógrafo ficou tãããão fofo com aquela marquinha de boca sob o meu nome! Depois dela, simplesmente todas as meninas da fila pediram a mesma coisa. E eu fiquei muito amarradona ao ver o carinho com que elas cuidavam do meu beijo. Abanavam a marquinha, assopravam, nem fechavam o livro. Tudo para que meu beijo não borrasse. Não é fofo, fofo, fofo? Desde esse dia eu não dei um autógrafo sequer sem beijo. Se não tem beijo, não é meu autógrafo! É falsificado! Piratão! :o)

Confira a seguir os livros lançados até o momento pela escritora Thalita Rebouças:
Traição entre amigas
Uma fada veio me visitar
Tudo por um feriado
Tudo por um namorado
Tudo por um Pop Star
Fala Sério, Amor!
Fala Sério, Professor!
Fala Sério, Mãe!
Fala Sério, Amiga!




*Fotos Blog Thalita Rebouças

Nenhum comentário: