3 de novembro de 2008

DISPUTA

Leitores preferem digital ao invés de impresso

Público entre 17 e 49 anos prefere ler cada vez mais as notícias do dia-a-dia na Internet do que no jornal impresso, entre os motivos encontram-se a instantaneidade e o comodismo

VIVIANE PETROLI

Em pesquisa realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso I com acadêmicos e professores de diversos cursos da Universidade de Cuiabá (Unic), para saber destes o que achavam que precisaria ser mudado no jornal impresso e no digital. Além de saber a preferência entre os dois e outros meios, apesar da maioria preferir ver as noticias na Internet, 64% dos leitores acreditam que o Jornal Impresso não venha a se extinguir.


Ao ser perguntado para cada entrevistado se estes acreditavam que o Jornal Impresso possa vir a se extinguir com o crescimento do Jornal Digital 32 (64%) acreditam que o Jornal Impresso não deixe de existir pelo fato de ainda existirem pessoas que gostam de lê-lo ainda, principalmente aquelas pessoas que são de mais idade, e que se não acabou até hoje não acabará. 16 dos entrevistados pensam ao contrário, pensam que o Jornal Impresso irá se extinguir por conta das mudanças da tecnologia, da globalização e pelo fato das pessoas hoje estarem passando mais tempo em frente ao computador. Já duas pessoas (4%) ficaram em dúvida quanto ao assunto.


Ao todo foram 50 entrevistados, onde 23 (46%) entrevistados optaram pelo Jornal Digital, 14 (28%) preferem outros meios como a Televisão, o Rádio e a Revista, 10 (20%) preferem ver as notícias tanto no Jornal Impresso quanto no Jornal Digital e três (6%) preferem o Jornal Impresso. Vale ressaltar que a maioria das pessoas que disseram preferir outros meios de saber o que acontece ao seu redor eram acadêmicos e professores dos cursos de medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária, farmácia, direito e fisioterapia, enquanto que jornalismo, moda e alguns dos cursos já citados como o direito preferiram as outras opções.


Embora a maioria dos entrevistados serem jovens, ou seja, 39 apenas quatro (8%) responderam que falta no Jornal Impresso um caderno voltado para eles ou por faixa etária. 10 (20%) acham que o Jornal Impresso deveria conter menos propagandas e mais notícias, seis (12%) acham que deveria ter notícias menores e de fácil entendimento, 23 (46%) acham que faltam notícias mais apuradas, com maior investigação e apresentação de antecedentes e conseqüência dos fatos e somente sete (14%) acham que não precisa mudar nada.


Destes 50 entrevistados 20 (40%) acham que o papel do Jornal Impresso deveria ser menor, pois muitos se atrapalham ao lê-lo, 19 (38%) acham que o papel deveria ter uma qualidade melhor para não soltar tinta, desta forma para não sujar suas mãos ao ler. Seis (12%) acham que o Jornal Impresso deveria vir com mais imagens, fotografias e infográficos, três (6%) acham que deveriam ocorrer mudanças nas fontes (letras) das notícias no tamanho ou do tipo e apenas duas (4%) pessoas acham que nada precisa ser mudado no Jornal Impresso.


Em relação ao que precisa ser mudado no Jornal Digital 14 (28%) entrevistados acreditam que os textos do Jornal Digital devem ser mais claros e objetivos, seis (12%) acreditam que o layout deve ser mais simples, quatro (8%) que a letra deve ser maior, dois (4%) acham que deve ter mais fotos em matérias, quatro (8%) acham que as matérias devem ser mais curtas e 20 (40%) acham que não precisa mudar nada.

Confira a seguir a pesquisa através dos gráficos:


Nenhum comentário: