3 de novembro de 2008

VANGUART

De Cuiabá para o Brasil

Banda cuiabana concorre pela terceira vez na categoria Revelação no VMB 2008 e ainda foi uma das principais atrações do Setembro Freire

VIVIANE PETROLI


Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Sob influência de artistas do folk rock, do blues e rock clássico, como Bob Dylan, The Beatles, Neil Young, Johnny Cash, The Velvet Underground e The Beach Boys, a Banda Vanguart surgiu em 2003 em Cuiabá formada por cinco jovens que hoje não só conseguiram fazer com que o grupo fosse conhecido em Mato Grosso, mas também no Brasil.

Formada por Hélio Flanders, Reginaldo Lincoln, David Dafré, Douglas Godoy e Luiz Lazzaroto, a banda Vanguart teve seu nome retirado de um vídeo que falava sobre Andy Warhol que no qual havia um ato solo que Hélio praticava. Hélio, que tudo o que tocava e cantava, guardava em seu computador todas as canções e em 2003, antes de ir para a Bolívia, gravou dois disco, Ready To... e The Noon Moon, que foram distribuídos entre familiares e amigos.

Em 2005, já era uma banda definitivamente constituída, o Vanguart lançou seu terceiro EP, que segundo Hélio, vem a ser um disco de quatro a oito músicas gravadas, cujo nome era Before Vallegrand.

“Quando o disco não tem o número suficiente de canções para ser um LP, long play, e número maior de três, que seria considerado um single, chamamos de EP”, explica Hélio Flanders que é o vocalista e fundador do Vanguart.

Ainda em 2005, com sua sonoridade já definida, o grupo começou a participar de festivais de música independentes, como o Festival Calango realizado em Mato Grosso. No ano seguinte, a banda lança o single Semáforo que virou sucesso no mercado da música independente no Brasil. Ao final de 2006. os vangs (como são conhecidos) entraram em estúdio para gravar o primeiro álbum que levou o nome de Vanguart. Este álbum foi lançado em julho de 2007, pela selo Outracoisa do cantor Lobão, que em como prática a difusão da música independente no Brasil.

Com músicas cantadas em português, inglês e espanhol, a banda Vanguart em 2007 ganhou definitivamente o cenário nacional. Ao participarem do programa Som Brasil, da Rede Globo, em um especial de homenagem ao cantor Raul Seixas junto com outros cantores e grupos, o Vanguart obteve repercussão nacional. “Foi um momento muito feliz para nós. Sempre fomos fãs do Raul, e estrear na Globo tocando canções dele foi muito especial. E foi bacana porque também dividimos o palco com uma grande influência, o Lobão”, conta Helio.

Helio conta ainda que estar realizando shows em outros estados tem sido muito interessante e que no início, as pessoas se surpreendiam pelo fato de serem uma banda de Cuiabá. Ele ainda diz que acredita que junto com os integrantes da banda já conseguiu quebrar algumas barreiras.

“Nosso público é bem fiel e o melhor de tudo é que não viemos de uma moda ou uma tendência, então eles tendem a ser mais duradouros. O bacana é ver que as pessoas de todas as idades gostam do som. Em nossos shows sempre pedem que toquemos ‘Semáforo’, nosso último clipe, e Raul, né? Depois do especial da Globo não deixaram mais a gente em paz”, diz.

VMB e Setembro Freire
A Vanguart disputou em 2008 pela terceira vez do Vídeo Music Brasil (VMB) da MTV brasileira, na categoria Revelação, concorrendo com artistas de peso que estão em início de carreira, como Mallu Magalhães, Ponto de Equilíbrio, Roberta Sá e Strike. Para a banda participar do VMB 2008 é muito importante, pois mostra o quão reconhecidos estão. “É muito importante ser reconhecido, e ficamos contentes de ver que isso continua acontecendo cada vez mais. Só a indicação foi uma vitória”, conta Hélio.

No mês de setembro a banda Vanguart esteve de volta à Cuiabá para participar do Circuito Cultural Setembro Freire, onde o poeta Silva Freire foi homenageado pelos seus 80 anos de nascimento. Hélio diz tersido uma alegria muito grande estar de volta à capital mato-grossense principalmente para homenagear alguém como Silva Freire. “Tive acesso aos livros dele e hoje posso dizer que sou fortemente influenciado pela maneira de ver as coisas de Freire”, comenta.

CD e DVD
Com relação à gravação de um novo CD e a de um DVD, Hélio diz que em breve pretendem sim gravar. “Lançaremos um EP virtual em setembro com canções inéditas, pois o público está pedindo material novo. Disco completo só ano que vem mesmo, mas já estamos trabalhando nisso. DVD devemos gravar em breve e com participações especiais”.

*Foto Vanguart - Enrico Porro

Nenhum comentário: