1 de junho de 2007

Intercom Centro Oeste

Congresso reuniu diversas faculdades de comunicação na UFMT

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix

Realizado entre os dias 24.05 e 26.05, na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), o Intercom Centro Oeste – VIII Congresso de Ciência da Comunicação -, um congresso destinado aos acadêmicos e professores de comunicação social de diversas universidades de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

Com o tema “Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital” o Congresso do Centro Oeste faz parte do XXX Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação), que será realizado entre os dias 30.08 e 02.09 em Santos/SP.

Durante o evento os congressistas puderam participar de seis oficinas e seis mesas redondas (grupos de debates), além dos GTs (grupos temáticos) no qual foram apresentados trabalhos de Iniciação Cientifica (estudantes de graduação) e Comunicação Cientifica (professores, profissionais, mestrandos e doutorandos).

Na quinta-feira (24.05) ocorreu o Expocom Júri Centro Oeste, onde aproximadamente foram selecionados dez trabalhos para o Expocom Júri Nacional. Os trabalhos apresentados foram de caráter Jornalístico, Publicitário, Cinema e Vídeo, Relações Públicas, Rádio e TV e Produção Editorial e Cultural.

Quem esteve presente na solenidade de abertura, realizada no Teatro Universitário, pode conferir uma Conferência sobre “Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital” (tema do Congresso no Centro Oeste) com a Profª. Drª. Nelia Rodrigues Del Bianco – Intercom/Universidade de Brasília.

Durante a Conferência, Nelia Del Bianco, falou dos desafios que o profissional de comunicação tem que enfrentar atualmente e as dificuldades que estam aparecendo com a evolução da tecnologia.

No último dia de Congresso (26.05) os participantes puderam participar de uma palestra com Leonardo Menezes – supervisor de conteúdo e desenvolvimento de projetos do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho – cujo tema foi “As ações tecnológicas do Canal Futura junto ao seu público).

O Congresso ainda contou com a presença da CEULJI – ULBRA, localizada em Ji-Paraná/RO, que de acordo com o coordenador do curso de comunicação social, Santiago Rosa Júnior, decidiram participar do Intercom Centro Oeste por ser mais perto. “Viemos em vinte e seis alunos e três professores, decidimos participar aqui no Centro-Oeste por ser mais perto da nossa cidade, Ji-Paraná, e se participássemos em Belém do Intercom Norte levaríamos cinco dias para chegar e mais cinco dias para voltar”, declarou Santiago.

Ao final do Congresso foi anunciado que a sede do Intercom Centro Oeste 2008 será a UNIGRAN (Universidade de Campo Grande – Mato Grosso do Sul).
foto: Viviane Petroli

Nenhum comentário: