1 de junho de 2007

Santa ou não, eis a questão?

Rede Globo e Seus 42 Anos de Existência

VIVIANE PETROLI
Blog Fala Sério Mix

Em 26 de abril de 1965, surge no Brasil aquela que viria ser a quarta maior emissora de televisão dos tempos atuais. Fundada pelo empresário Roberto Marinho, a Rede Globo participou e participa de vários momentos de nossas vidas.

Com uma programação variada, a emissora leva para o seu público entretenimento e notícia. O entretenimento fica por conta da dramaturgia (novelas e minisséries), seriados feitos aqui no Brasil (A Diarista, A Grande Família, etc.), programas infantis e para toda a família, e filmes; já as notícias ficam por conta dos telejornais regionais e os de nível nacional (Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo), sem contar no Globo Notícias, no Fantástico (que apresenta entretenimento e notícias), Globo Repórter, Globo Rural (que mostra o que há de mais novo no meio rural), etc.

Nesses 42 anos de vida, a Globo vem acompanhando a tecnologia. Só para se ter uma idéia hoje é possível fazer um carro capotar dentro de um túnel ou qualquer outro lugar ou até mesmo explodi-lo, decapitar uma pessoa (como na minissérie “Mad Maria”, onde em uma briga entre negros e brancos um personagem foi decapitado), fazer um bebê prematuro de mentira se mexer (como na minissérie “Mulher”), pode-se também fazer uma câmera passear por cima de um campo de futebol mostrando o campo de diversos ângulos presa por cabos (novidade exibida dia 27/04/2005 durante o jogo entre Brasil X Venezuela, que marcou a despedida de um dos maiores jogadores que a seleção brasileira já teve, Romário).

O jornalismo dispõe da mais alta tecnologia que permite ao público ver o que está acontecendo em outro país, outra cidade ou até mesmo um ponto qualquer da própria cidade onde o telejornal está sendo transmitido ao vivo. Há três maneira de se entrar ao vivo num telejornal: por telefone, web can e gravação no local onde algum fato ocorreu.
Para um telejornal ir ao ar precisa, antes de tudo, de uma boa equipe que vai atrás de notícias, que faz reunião para acertar todos os detalhes antes de entrar no ar, resumindo por trás daquele noticiário bonitinho que vemos todos os dias em nossas casas existe um trabalho cansativo. Por exemplo, a equipe do Jornal Nacional se reúne na emissora as 10:30h da manhã para uma reunião para ver o que vai ao ar à noite, de dentro de uma sala de reuniões em São Paulo a equipe conversa através de web can com a equipe do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Nova York e Londres para checar as novidades.

Mas a Globo ficou conhecida mesmo pela sua dramaturgia, que além de fazer sucesso aqui no Brasil também faz sucesso no exterior (Escrava Isaura, O Clone, Terra Nostra, Rei do Gado, Laços de Família, essas são algumas das novelas que foram transmitidas em mais de trinta países). Seja novela de época ou dos tempos atuais a trabalheira de toda uma equipe é enorme para que ela chegue de segunda à sábado em nossa casa.

Se bem que ela também ficou conhecida pelos seus programas infantis e para toda a família. São muitos os que fizeram sucesso (Chacrinha, Vila Sésamo, Os Trapalhões, Balão Mágico, Xou da Xuxa, Tv Colosso, A Grande Família, Carga Pesada, Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outros) e os que hoje fazem “sucesso” sendo inéditos ou regravações do que foram ao ar há mais de vinte anos atrás (A Grande Família, Carga Pesada, Casseta e Planeta, A Turma do Didi, A Diarista, Sob Nova Direção, etc.).

Mas infelizmente por trás de toda essa tecnologia e sucesso de sua programação existe uma empresa digamos que “manipuladora”, ou seja, que em eleições antes das de 1998 de alguma forma favoreceu alguns candidatos (Collor e Fernando Henrique Cardoso (antes da reeleição)); deu devida, só que não quis mostrar, importância às Diretas Já e outras revoluções que ocorreram até 1994; maqueia algumas notícias que vão ao ar em seus telejornais, principalmente no Jornal Nacional; e mais outras falcatruas que o seu público na maioria das vezes nem chega a descobrir o que ela fez.

Em fim a Globo cresceu nesses 42 anos e continuará crescendo e muito, novas inovações e tecnologias virão, mas ser “SANTA” ela nunca será.

Nenhum comentário: