2 de maio de 2008

AACC

Um abrigo para crianças com câncer


Crianças e adolescentes de Mato Grosso encontram na AACC todo o apoio necessário durante seu tratamento contra o câncer. Durante o período de permanência na Associação as crianças realizam diversas atividades

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Em Cuiabá, desde 1999, a Associação Amigos da Criança com Câncer (AACC) atende hoje 152 crianças e adolescentes da capital e do interior do Estado de Mato Grosso, além de Estados e países vizinhos, como Rondônia e Bolívia.


No final de 2000, a AACC conseguiu comprar a sua primeira Casa de Apoio e recebeu, desde então, pacientes vítimas de câncer. Na Associação as crianças e adolescentes, acompanhadas de um responsável, recebem gratuitamente a hospedagem, seis refeições diárias, traslado aos hospitais e o suporte psicossocial e lúdico-pedagógico. Este tipo de apoio é dado para pacientes de regiões distantes de Cuiabá. Hoje a AACC possui 17 apartamentos individuais na Casa de Apoio.

Segundo a assistente social da AACC, em Cuiabá, Ingrit Marly Hellenbrant, os tipos de câncer frequentes nas crianças são: a Leucemia Linfóide Aguda, Linfoma Hodgking e Não Hodgking, Neuroblastoma, Rabdimiossarcoma, Retinoblastoma, Tumor de Wilms, Sarcoma, além de tumores na cabeça, na tireóide, intestino e ovário. Destes tipos de câncer 50% das crianças atendidas possuem a Leucemia Linfóide Aguda.


Com 11 profissionais (pedagogas, gestora, assistente social, agente social, governanta, secretária, motorista e cozinheira) a AACC tem como papel “dar apoio para minimizar a dor/sofrimento da criança e/ou adolescente em tratamento oncológico”, diz Ingrit que completa, “sempre que possível doa fraldas, medicamento, cesta básica, leite, suplementos alimentares, roupa, calçado entre outros”.

Longe de casa
Ingrit conta que a maioria das crianças que hoje estão na AACC são carentes, principalmente as vindas de outras cidades ou Estados. Nestes casos, os responsáveis que ficam com as crianças na Associação, chegam a largar de seu trabalho em busca da melhora de seu parente. Conforme Ingrit, o período de permanência dos pacientes varia de acordo com o diagnóstico médico, podendo variar de um a cinco anos.


Atividades realizadas com as crianças/adolescentes
Durante o período de permanência na AACC as crianças realizam atividades pedagógicas em sala de aula, passeio-terapia, atividades artísticas como pintura em madeira e em tela, além de acesso à Internet e da brinquedoteca.


Preconceito
Assim como qualquer outro problema de saúde, como a Síndrome de Down, as crianças e adolescentes vítimas de câncer, também sofrem preconceito por conta de sua doença que as deixa debilitadas e algumas delas chegam a perder seu cabelo devido ao tratamento com remédios, quimioterapia e radioterapia.


“Infelizmente, algumas crianças enfrentam essa triste realidade. Alguns familiares e amigos se afastam por pura e simples ignorância de imaginar que o câncer pega. É bom esclarecer a população que câncer não é transmissível”.

Casos de câncer na família ao mesmo tempo
Da mesma forma que em uma mesma família irmãos podem nascer com alguma deficiência, podem ocorrer casos de câncer. De acordo com a Assistente Social, hoje não há nenhum caso desses na Associação, mas já ocorreram dois casos de uma criança sentir os mesmo sintomas do irmão que estava em tratamento e após realização de exames foi diagnosticado que a criança tinha nada.


Como sobrevive a AACC
A AACC é uma Associação que sobrevive por meio de doações de voluntários, bazares e campanhas. “A AACC depende totalmente de doações feitas pela sociedade civil, sociedade organizada e a campanha McDonalds - Dia Feliz/Instituto Ronald, realizada uma vez por ano. Portanto, é necessário que a população esteja atenta à lista de necessidades expostas em nosso site que é www.aaccmt.org.br”.

Nenhum comentário: