Pantanal é lembrado em histórias infantis
Cartunista mato-grossense lança “Menina Pantanal” e “Garota Pantanal” para mostrar à população o ecossistema local utilizando, como recurso, histórias em quadrinhos
VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso
Foto: Viviane Petroli
Nascido em Poxoréu, interior do Estado de Mato Grosso, o escritor, caricaturista e também autor de inúmeros personagens de história em quadrinhos, Generino Oliveira Rocha, lança por meio da Editora Tanta Tinta e do apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Mato Grosso, as revistas em quadrinho ‘Menina Pantanal’ e ‘Garota Pantanal’ que irão mostrar os recursos naturais da Mata Atlântica, Amazonas, mas principalmente do Pantanal mato-grossense.
Ao todo são 17 personagens entre crianças e adultos em cada uma das versões. Segundo Generino ,‘Garota Pantanal’ é a versão adolescente da ‘Menina Pantanal’. “A idéia de criar os personagens surgiu a partir da vontade de fazer um trabalho voltado à ecologia”, diz Generino, que já chegou a publicar tirinhas da “Menina Pantanal” no Jornal Folha do Povo - de Campo Grande (MS), onde também fará o lançamento de suas revistas.
Generino conta que ele mesmo criou os roteiros, escreveu as histórias e desenhou os personagens e que a Editora somente deu o acabamento final.
“Por enquanto será uma edição especial. Ainda estou conversando com a Editora para ver se terá continuidade”, diz Generino. O autor está também à procura de patrocínio para dar continuidade em seu projeto, e levar suas revistas para fora do Estado.
Divulgação nas escolas
Generino conta que fará um trabalho de amostragem de suas revistas nas escolas de Cuiabá, tanto pública quanto particular, para mostrar às crianças e adolescentes que existe no Estado pessoas que fazem histórias em quadrinhos também.
Mas não é só quadrinhos
As revistas da ‘Menina Pantanal’ e ‘Garota Pantanal’, além das aventuras da personagem principal e seus amigos, trazem desenhos para colorir, caça-palavras, jogo dos sete erros, espaço para completar palavras e palavra embaralhada para ser decifrada.
Cadernos temas das revistinhas
Além das revistinhas em quadrinhos Generino pretende lançar também cadernos da ‘Menina Pantanal’ e da ‘Garota Pantanal’, com três diferentes capas mostrando o ecossistema e o folclore mato-grossenses.
Onde encontrar?
Quem quiser ter uma revistinha em quadrinhos da ‘Menina Pantanal’ ou da ‘Garota Pantanal’ basta entrar em contato pelo telefone (65) 9919-8467.
Neste mesmo telefone pode-se estar fazendo pedidos. Generino diz que quem quiser ajudar com a questão de patrocínio pode estar entrando em contato também.
As revistinhas estarão à venda no valor de R$ 3,00.
Quem é Generino Oliveira Rocha?
Profissional desde 1992, Generino vem publicando na imprensa do Estado suas charges e tirinhas em quadrinhos. Generino conta que começou as suas publicações no extinto jornal O Estado de Mato Grosso junto com mais uma equipe de cartunistas. “Chegamos a publicar 500 tirinhas durante seis meses. Na época cada um de nós achava que éramos os únicos que fazíamos histórias em quadrinhos”, conta quando a equipe se conheceu.
Generino e a equipe de cartunistas que trabalhava com ele no extinto jornal só foram tomar conhecimento da dimensão das histórias em quadrinhos em Mato Grosso, quando um Shopping de Cuiabá, na época, realizou uma exposição e a imprensa local começou a fazer a divulgação do evento. Generino também publicou charges e ilustrações no suplemento Azul do Diário de Cuiabá. Desde de 2004 é o responsável pela charge semanal deste Circuito MT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário