2 de maio de 2008

Cine Teatro

Fim das obras continua sem previsão

Apesar de algumas partes da reforma do Cine Teatro de Cuiabá estarem prontas outras permanecem em atraso como o palco, a acústica e a climatização

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Desde setembro de 2005, o Cine Teatro de Cuiabá vem passando por reformas sem previsão de término. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura a demora da reforma se deve aos conflitos entre as empresas que ganharam a licitação para realizar o serviço no local.

Este conflito ocorreu em virtude de, na primeira etapa da restauração do Cine Teatro, as empresas não estarem conseguindo trabalhar ao mesmo tempo, ou seja, se sumia algum tipo de material a culpa era da outra empresa.

Segundo o secretário adjunto de obras públicas da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra) que hoje cuida das obras, Jean Martins e Silva Nunes, até o momento foram feitas reformas na estrutura do prédio e na parte de refrigeração. Ainda faltam ser restauradas a parte de acústica, cenotécnica (instalação da iluminação, sonorização, acústica e palco), sonorização e imagem, equipamentos e mobiliários para que o local possa ser entregue à população. “Para estes itens que faltam já têm recursos assegurados e devem ser concluídos entre 90 e 120 dias”, diz Jean.

Problemas da reforma
Durante estes dois anos e sete meses de reforma e restauração do Cine Teatro de Cuiabá foram realizados dois processos licitatórios, onde o primeiro foi para as etapas de restauro e de refrigeração do local. E para as fases iniciadas há pouco tempo foram contratadas duas novas empresas também através de processo licitatório.

Conforme Jean, o atraso da entrega do Cine Teatro se deve também a mudanças realizadas no atual governo, nos projetos, pois inicialmente as obras eram apenas para uma simples reforma.
“Problemas com projetos foi o que realmente atrasou, onde as metas iniciais foram alteradas para dar maior qualidade e funcionalidade à obra, onde de fato foi dado ao Cine Teatro uma real função de “Cine Teatro”, a qual o mesmo não possuía”, explica Jean.

Além dos problemas com as mudanças nos projetos e dos conflitos entre as duas primeiras empresas houve, também, problemas durante o processo legal com as licitações, no qual a Sinfra e a Secretaria de Estado de Cultura tiveram de fazer várias republicações dos processos com relação aos prazos.

Em fevereiro Marcheti já anunciava prazo de conclusão
No final de fevereiro deste ano o secretario de Estado de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, começou a anunciar o fim das obras para julho de 2008 ainda. Na época Marcheti disse que para concluir as reformas e restaurações faltava apenas as empresas Geosolo e Ônix, que haviam ganhado a primeira fase da licitação, concluírem seus trabalhos para que as duas novas empresas pudessem dar continuidade.

Marcheti ainda garantiu, na época, que os recursos já obtidos para esta nova e última fase não corriam o risco de serem perdidos. Os recursos para a conclusão da reforma e da restauração vieram do Ministério do Turismo, cerca de R$ 2.340 milhões que estão disponíveis desde dezembro de 2006 ao Estado de Mato Grosso. Além de recursos do Governo do Estado num montante de R$ 240 mil.

Cine Teatro de Cuiabá e sua história
Com o principal objetivo de reunir a sociedade cuiabana para exibição de filmes, peças teatrais e encontros em seu salão de chá, o Cine Teatro de Cuiabá foi fundado em 23 de maio de 1942, durante o governo de Júlio Muller, pelo Engenheiro Cássio Veiga de Sá.

Localizado desde a sua inauguração na Avenida Getúlio Vargas, o Cine Teatro de Cuiabá foi tombado em 1984 como Patrimônio Histórico, pela portaria 31/84, onde fora arrendado diversas vezes até o seu fechando definitivo em 1996.

Nenhum comentário: