7 de abril de 2008

Especial Aniversário Cuiabá - GASTRONOMIA

O que é nosso ninguém muda

Mojica de pintado, Maria Isabel, Farofa de Banana, Bolo de Arroz, entre outras iguarias da gastronomia cuiabana, são alguns pratos que não tem como mudar

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Muitos pratos da gastronomia cuiabana são pratos de origem indígena, nordestina e pantaneira. A exemplo disso tem a Mojica de Pintado que é de origem indígena da Tribo Cayabá, a Maria Isabel, a Paçoca que é uma comida tropeira do Pantanal e a farofa de banana que dizem ter sido criada em Vila Bela da Santíssima Trindade quando os europeus que lá viviam ficaram sem uvas-passa e acrescentaram a banana à receita.

De acordo com o proprietário do Restaurante Regionalíssimo, Jean Biancardini, a procura pela gastronomia daqui tem sido boa, principalmente por parte de turistas e das famílias tradicionais cuiabanas. “Toda comida do restaurante é regional, servimos peixe e outros pratos como a carne com banana verde, a farofa de banana, a Maria Isabel, a paçoca entre outros pratos”.

O Restaurante Regionalíssimo foi criado em 1982 por meio de um projeto do governo do Estado de Mato Grosso para divulgar a culinária de Cuiabá e está sob o comando de ‘seo’ Jean há oito anos.

Ao todo são servidos cerca de 12 pratos regionais por dia e os que têm mais saída, segundo o responsável, são a Maria Isabel com Farofa de Banana e a Mojica de Pintado.

Modificações na Gastronomia
Muitos tentam modificar as receitas cuiabanas acrescentando um tempero que não tem nada a ver com o prato. Um exemplo disso é o acréscimo de colorau à Mojica de Pintado. “A comida regional é ou não é, não se pode ser modificada. A Mojica de Pintado é um prato indígena e quanto mais simples melhor. Tem gente que coloca colorau, mas o forte mesmo dela é o pintado com cheiro verde”.

Adequação nossa
Todos sabem que a Paella espanhola é feita com frutos do mar e como aqui em Cuiabá encontramos frutos do mar somente em supermercados e às vezes com um preço um tanto salgado, o Restaurante Regionalíssimo criou a Paella Cuiabana.

“No lugar de frutos do mar colocamos peixes que encontramos em Cuiabá. Este prato é servido toda terça e sexta-feira”. Os peixes utilizados são o pacu seco, o filé de pintado e o lambari frito.

Onde encontrar o Regionalissimo
O Restaurante Regionalissimo está localizado hoje no Museu do Rio Cuiabá ao Lado do Aquário Municipal no Porto.
Ele está aberto de terça-feira a domingo no horário do almoço a partir das 11h.
Informações (65) 3623-6881

Nenhum comentário: