25 de abril de 2008

SUCESSO

O humor do Banguela

Após o boom do Jacaré Banguela outros blogs humorísticos surgiram, mas nenhum deles possui o diferencial que o JB possui: os vídeos

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Um é jornalista, o outro é publicitário. Um é gaúcho e o outro mato-grossense. Resumindo, eles não tem nada a ver um com o outro, a não ser... o humor do Jacaré Banguela. Rodrigo Fernandes, estudante de Publicidade e Marketing. É de Sinop e veio para Cuiabá fazer faculdade. Frederico Fagundes é de Porto Alegre (RS), mudou com a família para Cuiabá e formou-se no final do ano passado em Jornalismo, na mesma faculdade de seu amigo Rodrigo, que se forma na metade deste ano.


Fred, como é conhecido pelos amigos, tinha um blog quando conheceu Rodrigo e este também decidiu criar um blog e, na dúvida do nome, colocou o primeiro que lhe veio à cabeça ‘Jacaré Banguela’. Pois bem, após criar o JB, como chamam, Rodrigo decidiu convidar Fred para fazer parte daquilo que seria o sucesso de suas carreiras.

Rodrigo conta que o nome Jacaré Banguela era uma expressão que eles e os amigos em Sinop falavam em 2002, quando ainda estudavam em colégio religioso e não podiam falar palavrões e fazer brincadeiras. “Jacaré Banguela era o código referente à sacanagem e à brincadeira”, conta Rodrigo, lembrando que o site surgiu em fevereiro de 2004.

Com postagens diárias, os dois não dividem seus horários para postar no JB, pois como ele é um blog de humor não existe uma pauta a ser seguida como em qualquer site jornalístico ou jornal impresso. “Você está vendo uma matéria on-line e a piada surge em cima daquela matéria, então a gente faz a piada e publica”, explica Rodrigo, que também informa a participação de Fred em um encontro entre blogueiros e empresários para falar sobre o JB, sites e ver o que os empresários acham de anunciar na internet, realizada em São Paulo.

A diferença existente entre o Jacaré Banguela e outros blogs como o Kibe Loco, também muito conhecido no mundo da internet brasileira, não é o humor e sim os vídeos postados pelos meninos, que por sinal são produzidos por eles mesmos. A exemplo destes, pode ser citado o Zorro, que inicialmente era para ser um vídeo para apresentação de um trabalho acadêmico, mas acabou sendo barrado pela direção do curso, caiu no site do Jacaré Banguela e também no You Tube.

Neste vídeo do Zorro, o próprio Rodrigo incorpora o personagem e sai pela Avenida Getúlio Vargas disputando corrida, em seu ‘Alazão’ de vassoura, com carros e motos, além de falar com pessoas na frente da prefeitura de Cuiabá, entre outras maluquices filmadas na própria Faculdade.

Outro vídeo conhecido também é a chegada do Papai Noel em 2006 no Shopping Pantanal, onde tentaram entrevistar o bom velhinho e foram barrados pelos seguranças do local. “O blog assim, como uma pessoa, tem que ter um diferencial, então o nosso diferencial é o nosso conhecimento. Eu tenho experiência com filmagem e edição de vídeo e o Fred com textos engraçados e bem humorados, mas isso não é bem divido, às vezes o Fred faz o vídeo e eu o texto. Então o diferencial do Jacaré Banguela foi isso, produzir conteúdo audiovisual pro blog, já que outros começaram também a fazer textos de humor”.

Vadiagem Malemolente
Quem nunca curtir um minuto de vadiagem numa sexta-feira no serviço, que atire a primeira pedra. Vadiagem Malemolente nada mais é do que uma seção, entre tantas outras, postadas toda sexta-feira com links de fotos, imagens, games, vídeos que podem ser acessados em momentos de intervalos no serviço ou de vadiagem mesmo. “A Vadiagem Malemolente é o ápice. Durante a semana a gente vem colocando as coisas que são interessantes, mas toda sexta-feira tem a Vadiagem Malemolente”.


Humor em blogs
Além de vídeos e dicas de links para matar o dia de serviço, o Jacaré Banguela trás textos, fotos com textos e muito humor. “A gente não pega algo pronto e coloca, a gente pega algo, ‘humoriza’ isso e coloca no site. Durante toda semana alguma outra matéria que um site escreveu, site de jornalismo, fofoca, ou até outros sites de humor a gente pública se for interessante”.


Melhor, pior e mais bizarra postagem
A pior postagem do Jacaré Banguela, Rodrigo não sabe dizer, porque toda semana tem alguma que acham ser engraçada e boa, mas acaba não sendo aceita pelos internautas. Quanto à mais bizarra, para ele, é sempre a filha do Ministro da Cultura, Preta Gil.


“Olha, a melhor sem dúvida, foi o vídeo da Cicarelli, porque foi o primeiro blog brasileiro a publicar o vídeo. E a gente passou de mil acessos diários pra cento e trinta mil acessos no dia da veiculação. Esse foi o maior salto que a gente deu”.

Furos e flagras
Lembra da foto que foi publicada na imprensa, algum tempo atrás, de um vereador de Cuiabá acessando o Orkut, em plena seção na Câmara dos Vereadores? Lembrou? Pois então, esta foto ‘polêmica’ foi publicada com exclusividade pelo Jacaré Banguela e no dia seguinte, o vereador pediu voz na bancada e explicou que estava usando o site para trabalho e não para diversão.
Um furo do Jacaré Banguela, que caiu até em páginas de uma revista nacional e do Programa do Jô na Rede Globo, foi o caso das cadeiras massageadoras da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. “A gente que levantou essa lebre e ninguém tinha feito nada em relação a isso”.


Números de acessos
Inicialmente, quando fundado em fevereiro de 2004, o Jacaré Banguela tinha em média 100 acessos diários, em 2006 chegou atingir de 500 a mil acessos diários até o dia da publicação do vídeo da Cicarelli. E hoje possui uma média de 60 mil acessos diários de pessoas de todo o Brasil e do exterior.


Equipe JB e como é mantido
O Jacaré Banguela é um blog que, inicialmente, era mantido com o próprio dinheiro do bolso de Fred e Rodrigo com um custo baixo para se publicar na Internet, mas após empresas começarem a entrar no ramo de anúncios em site e blogs e, principalmente depois do boom em acessos que tiveram quando publicaram o vídeo da Daniela Cicarelli, outras empresas os procuraram para fazer anúncios no Jacaré Banguela.


“A gente começou a receber anúncios pra dentro do site e no começo de 2007 o Fred já havia saído do emprego dele e eu, que também trabalhava, sai por causa do site que tava dando mais dinheiro que os nossos empregos fixos. Como era uma coisa nossa, nós acreditamos que deveríamos nos dedicar 100% a isso”.

Hoje o Jacaré Banguela é composto por três pessoas: Rodrigo, Fred e o webmaster Marcos Aurélio que faz toda parte de gerenciamento de sistemas, além de amigos que colaboram.

Símbolo JB
Quem nunca fez com uma das mãos uma boca de jacaré e com a outra mão apontou para essa boca sozinho ou com os amigos? Este é o símbolo do Jacaré Banguela que segundo Rodrigo, foi inventado antes mesmo do site ser criado e quando este ainda morava em Sinop. Ele conta que, como em sua cidade natal existiam poucos sites de balada, ele e os amigos inventaram, na brincadeira, este símbolo que era feito em dupla ou mais amigos para que todos vissem que eles haviam passado por aquele site.


“Esse símbolo surgiu junto com a expressão em 2002. Tanto que o símbolo do site, quando começou a primeira publicação em 2004, era uma galeria de fotos de pessoas fazendo o símbolo no Canadá. Tinha um amigo meu que foi fazer intercâmbio lá e ele tirou um monte de fotos de colegas fazendo o sinal. Então o primeiro sinal do JB já foi internacional”, conta Rodrigo, que ainda diz que, quando o símbolo caiu na rede, as pessoas começaram a fazer sozinhas também e enviar fotos para eles publicarem de todas as partes do mundo.

Reconhecimento e sucesso
Em quatro anos de existência o Jacaré Banguela caiu na boca dos internautas, não só do Mato Grosso, mas também de todo o Brasil e do exterior.


Com um reconhecimento significativo o JB chega a receber por dia, cerca de 100 e-mails com sugestões, dicas, elogios e até críticas. Rodrigo conta que essa aceitação é maior fora do Estado do que dentro. “A gente começou a fazer sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Cuiabá tá em décimo na lista dos Estados que mais acessam o Jacaré Banguela. No exterior é grande, não sei dizer a porcentagem, mas eu posso dizer que 70% de todos os países já acessaram o Jacaré Banguela”.

Parcerias e Eventos com famosos
Lembram-se da inauguração do bar da atriz Juliana Paes, no Rio de Janeiro, em 2006? Lembraram? Pois é, eles estiveram lá e de quebra levaram máquina fotografia e filmadora, coisa que nenhum outro site ou blog fez e detalhe: saíram de Cuiabá somente com o ingresso da festa no bolso. “Era uma festa particular fechada da Antártica, teve Juliana Paes e vários artistas e, como a gente sofreu muito na viagem, foram dois dias e meio de ônibus até o Rio de Janeiro e depois para voltar, então a gente levou daqui câmera fotográfica e filmadora. Nós fomos o único blog a levar todo esse aparato pro evento e com isso outras empresas começaram a ver isso e dizer: ‘pô legal! Um blog pode fazer matéria como um programa de TV ou até mais completo por conta do tempo ilimitado’ e essa foi a nossa primeira grande atuação em relação a eventos”.


Com relação a parcerias com outros blogs o Jacaré Banguela, desde a última Copa, criou uma parceria que acabou virando uma amizade com Antonio Tabet, dono do site de humor Kibe Loco. Rodrigo conta que Tabet viu que eles haviam publicado em primeira mão, o vídeo do repórter Tino Marcos caindo, durante uma passagem para a matéria e conseguiu o telefone dele e de Fred para pedir que enviassem esse vídeo para publicar também.

* Confira um dos vídeos feitos pelo Jacaré Banguela:

Nenhum comentário: