11 de abril de 2008

SAÚDE

No compasso da dança

A procura por estúdios e academias de dança aumenta em função da busca pelos benefícios à saúde e bem-estar

VIVIANE PETROLI
Especial para o Jornal Circuito Mato Grosso

Arquivo Pessoal de Clara Azevedo
Existem vários estilos de dança e cada um trás em si benefícios à saúde e bem-estar de seu praticante. Entre os ritmos mais conhecidos estão a salsa, o forró, tango, zouk, flamenco, dança do ventre, balé, jazz e valsa.

A partir de qualquer idade pode-se praticar todos os tipos de dança. De acordo com a professora de dança do ventre, Clara Azevedo, se a pessoa pratica por mais de três anos consecutivos os resultados o acompanharão por toda a vida, ajudando no desempenho de atividades e nos relacionamentos com outras pessoas.

Quando a dança é iniciada ainda na infância, contribui numa melhor coordenação motora, na flexibilidade e na agilidade.

Dança do Ventre
Há seis anos dando aulas de dança do ventre, Clara Azevedo, diz que não existe idade para se começar a aprender a dança. “As turmas infantis têm que ser separadas por causa da didática. A pessoa pode começar com qualquer idade, o tempo de aprendizado é de acordo com a pessoa”.

A Dança do Ventre é específica para mulheres, mas atualmente, também existem homens que praticam. “Tecnicamente é destinada às mulheres, assim como o Cururu é para homens”.

Segundo Clara, a procura por esse estilo aumentou nos últimos anos, principalmente depois da exibição da novela ‘O Clone’, de Gloria Perez, onde a atriz Giovana Antonelli interpretava uma dançarina. “A novela o Clone trouxe bastante repercussão e quando se está na mídia a procura aumenta. As pessoas passam a conhecer mais e a se interessar também”.

Dança do Ventre durante a gravidez
Muitas mulheres se perguntam de podem fazer dança do ventre durante a gravidez por causa dos movimentos exigidos. Conforme Clara Azevedo, a mulher pode sim fazer a dança durante a gravidez, desde que já pratique há certo tempo. “Começar na gravidez não é recomendável, porque é tudo novo no corpo da mulher. Todas as atividades, fora a hidroginástica, que exija esforço do corpo não são recomendáveis”.

De acordo com a professora, estudos comprovam que a prática da dança favorece no momento do parto. “Já tive alunas que dançaram até o sétimo mês de gravidez”.

Benefícios proporcionados pela Dança do Ventre
A Dança do Ventre é uma dança que, além de sensual, mexe com o corpo da mulher, sendo um exercício completo. Ela mexe com a feminilidade, é terapêutica, estimula a autovalorização, mexe com os aspectos emocionais, físicos e psicológicos.

Entre os vários benefícios que a Dança do Ventre proporciona às mulheres podem ser citados:
§ Tonificação e fortalecimento dos músculos do corpo;
§ Alongamento da musculatura, prevenindo assim lesões;
§ Estimulo das funções ovarianas;
§ Diminuição e alívio das cólicas menstruais;
§ Aprimoramento da capacidade respiratória e neuro-motora;
§ Melhoramento na circulação sanguínea;
§ Desenvolvimento da criatividade;
§ Auto-estima e confiança;
§ Combate ao stress e depressão;
§ Melhoramentos nas funções digestivas;
§ Correção da postura;
§ Conforme estudos realizados, uma hora de Dança do Ventre queima 330 calorias, além de prevenir varizes.

Dança de Salão também ajuda no desenvolvimento
Assim como a Dança do Ventre a Dança de Salão também ajuda no desenvolvimento corporal e mental dos que praticam. Os ritmos proporcionados pela Dança de Salão são bem variados e vão desde o Bolero ao Vanerão.

De acordo com o professor de dança Rodinei Barbosa, a dança é uma das mais importantes atividades humanas. Ele diz que a Dança de Salão surgiu entre os anos 1.200 e 1.500 e que era restrita à elite em grandes festas com bailes, onde as coreografias eram complicadas e dançadas em pares, mantendo a expressão corporal em harmonia com a música.

“A arte de dançar é um método que permite ao indivíduo conhecer o inesgotável potencial que o corpo tem de nos nutrir, equilibrar e levar ao caminho da consciência”. Ainda de acordo com Barbosa, hoje em dia, as pessoas têm procurado muito por ritmos como samba de gafieira, salsa, forró e o country.

Segundo o professor, além da ajuda no desenvolvimento corporal e mental, a dança também contribui com uma melhor percepção musical, fazendo com que a pessoa se desenvolva mais ainda na pista, pois ela acaba tendo uma maior consciência dos movimentos. “A dança ajuda as pessoas a esquecerem da correria e do stress diário em uma hora de aula”.

Confira alguns benefícios proporcionados à saúde e ao bem-estar de quem pratica dança de salão:
§ Diminuição do stress;
§ Superação da timidez;
§ Melhoramento da postura;
§ Melhoramento da percepção rítmica e da musicalidade;
§ Fortalecimento das pernas e ombros;
§ Melhoramento da circulação sanguínea;
§ Elimina a ansiedade;
§ Perda de peso;
§ Aprimoramento da coordenação motora;
§ Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos.

Metodologia Carlinhos de Jesus
Há seis meses aberta em Cuiabá a Casa de Dança Ana Sabóia tem procurado ensinar aos praticantes da Dança de Salão a Metodologia do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, que vem a ser um estilo de dança livre.

Ana Sabóia que formou-se na Escola de Dança de Carlinhos de Jesus e trabalha com dança há 13 anos, sendo 12 anos destes ao lado do próprio Carlinhos de Jesus, diz que a procura pela dança tem sido boa, principalmente de casais. “A intenção de abrir a Casa de Dança foi de tirar os homens de casa para acompanhar as mulheres”, diz Ana Sabóia que conta ainda que com esse incentivo muitos relacionamentos melhoraram após as aulas.

Os ritmos básicos oferecidos são o Bolero, o Samba de Gafieira, o Forró e o Swing. “Também oferecemos aos nossos alunos cursos de Samba no pé e a partir do dia trinta e um de março dança sertaneja, onde a música é sertaneja e os passos são gauchescos. Nossas aulas são de segunda-feira a sábado e o aluno que quiser aula particular pode estar escolhendo o ritmo e o horário que quer fazer e lhe oferecemos um casal de professores para estar ensinando o casal de alunos”, diz Ana Sabóia.

Com relação à idade dos alunos, Ana diz que não há restrições, mas por enquanto a Casa de Dança Ana Sabóia não oferece cursos para crianças. Já para as pessoas da melhor idade existe um professor que vai até o projeto Humanizar para trabalhar com eles.

Para Ana Sabóia os benefícios das aulas de dança são “em primeiro lugar a dança é uma terapia, aqui os alunos esquecem o dia-a-dia, segundo o aprendizado dos ritmos, terceiro a união entre os casais aumenta pelo fato de os homens começarem a dançar. É um exercício físico sem contra indicação que atende todas as idades e sem discriminação. Trabalha-se a coordenação motora, o equilíbrio, a musicalidade, a postura e no geral o bem-estar físico e mental, sem contar na socialização”.

Ana Sabóia conta que na falta de homens para dançar as mulheres estão procurando aulas próprias para elas dançarem sozinhas. Conforme Ana são danças em forma de aula aeróbica para perder caloria e também para aprender a dançar.

Mais informações sobre a Dança do Ventre podem ser obtidas pelo telefone
3627-5442 e sobre a Dança de Salão pelos fones 9982-5942 ou 3616-6900.

* Segunda foto faz parte do arquivo pessoal de Rodinei Barbosa

Nenhum comentário: