Com popularização da internet cresce o número de sites e blogs, principalmente os de caráter jornalístico
VIVIANE PETROLI
Desde o advento do computador e da criação da internet a mídia digital a cada dia que passa vem crescendo mais e mais e vem caindo no gosto das pessoas.
Hoje é impossível se dizer, precisamente, quantos sites, blogs, fotologs e vídoblogs existem espalhados pelo mundo nestes quase 20 anos de existência da internet, principalmente os que são destinados ao jornalismo.
Foi entre 1995 e 1996 que ocorreu a explosão dos Jornais Digitais. Nos Estados Unidos os pioneiros a terem as versões do Jornal Impresso na Internet foram os Jornais The NandO Times (1994) e The San Jose Mercury Center (inicio de 1995). Já o The New York Times apresentou sua versão digital somente em janeiro de 1996.
O pioneiro no Brasil a ter uma página na Web foi o Jornal do Brasil em 28 de maio de 1995, mas vale lembrar que ele foi o primeiro a disponibilizar todo o seu conteúdo na Internet, por isso o título de pioneiro. Em 1993 o Grupo Estado já começava explorar as ferramentas oferecidas pela Internet.
O Jornalismo Digital para começo de história é “quase” que totalmente diferente do Impresso. As notícias são dadas a cada segundo conforme o decorrer dos fatos, os textos acabam por isso sendo menores e muitas vezes não possuem devida apuração como há no Impresso. Hoje a maior parte dos jornais e revistas do mundo coloca seu conteúdo na Internet.
Matérias e notícias para internet possuem objetividade, vão direto ao ponto, são concisas, possuem textos curtos, sem rodeios, os parágrafos são pequenos, usam e abusam de fotos e vídeos, ou seja, tem uma comunicação visual que chama a atenção do leitor mais até que o jornal impresso que só irá dar uma notícia completa e complexa no dia seguinte.
Para o jornalista Onofre Ribeiro é possível se dizer que as pessoas estão lendo mais notícias via internet pelo fato do corre-corre que a população vivencia hoje. “Pode se dizer que a Internet está democratizando mais as informações e permitindo acessos ilimitados a temas ilimitados”, diz Onofre Ribeiro.
Crescimento de acessos
De uma coisa pode se ter certeza, a procura por sites de notícias vem crescendo a cada dia que se passa. De acordo com Marcos Coutinho o site Olhar Direto com um pouco mais de seis anos no ar já passa de um milhão de acessos mensais hoje e que no começo variava entre 45 mil e 60 mil acessos. Já o Diário de Cuiabá, que é um Jornal Impresso e que foi o primeiro no Estado de Mato Grosso a ter na Internet suas notícias em 1997, tem visto ao longo dos anos um aumento de menos de quatro mil acessos/dia para mais de 80 mil acessos/dia.
Segundo o editor do site TVCA em Mato Grosso, Marcy Monteiro, houve um crescimento de 50% em acessos residenciais no Brasil. “A tendência é crescer ainda mais. A internet, como disse antes, reúne outras mídias. Um site de notícias pode ter vídeo, áudio, texto, infográficos, fotos. Também permite a interação com o internauta.A TV digital vai dar uma pequena dimensão da comunicação no futuro. TV e internet estarão integradas. No mesmo monitor poderei assistir a um filme, mandar um e-mail, conversar com um parente distante ou navegar pela internet”, diz Marcy Monteiro.
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